Casamento

A maioria das mulheres vive um mesmo sonho: casar-se, ter filhos e construir uma família. A grande questão que permeia a cabeça delas são os gastos que esse momento pode gerar, o que acaba adiando um pouco os planos de alguns casais.

Primeiro vem a ideia de realizar apenas uma festa mais íntima, para alguns convidados, para não deixar o momento passar em branco. Mas o que elas querem, mesmo, é fazer uma festa luxuosa com todas as pessoas queridas para compartilhar esse momento tão especial. Independentemente de como será a festa, de qualquer forma é necessário fazer uma pesquisa muito ampla dos fornecedores, serviços e preços e segurar um pouquinho as vontades.

A economista da Mais Money, Christiane Monteiro, dá algumas dicas imprescindíveis para os casais que pretendem começar a planejar o casamento e, também, as finanças para não começar essa nova etapa no vermelho.

De acordo com ela, primeiramente o ideal é se preparar psicologicamente e financeiramente para o evento. “Estabeleça um orçamento limite de quanto poderão gastar com a festa, incluindo lua de mel”, indica. Em seguida, criar uma conta poupança para guardar um pouco do dinheiro que sobra no final do mês ajuda, e muito. “Comece uma poupança para o casamento pelo menos um ano antes da festa. Estabeleça metas mensais de quanto poderão economizar e no final desse período poderão ter dinheiro suficiente para chegar ao orçamento estabelecido”, diz.

E então, começam as pesquisas dos serviços que terão na festa de casamento desde a organizadora até os docinhos. Christiane indica que o casal monte uma planilha organizando cada serviço, o fornecedor e os valores. “Deixar um espaço para observações fica mais fácil de lembrar se gostaram, o que lhes chamou mais atenção, dentre outros detalhes que farão diferença na hora de escolher o fornecedor. No final, coloque tudo na balança e calcule o melhor custo benefício”, recomenda.

Christiane dá uma grande dica que se não seguida às vezes pesa um pouco no bolso do casal: “só comece a fechar com os fornecedores depois que tiver terminado a pesquisa de todos os serviços. Afinal, você não quer gastar a maior parte do dinheiro do orçamento com alguns serviços e ficar sem verba para contratar os outros”.

Não acertar na comida que será servida pode influenciar diretamente na qualidade da festa e gerar comentários desagradáveis após o evento. Por isso, Christiane diz que o ideal é buscar referências anteriores sobre os buffets e fazer a degustação dos pratos antes de fechar o acordo.

Leia também:

Penteados para noivas: inspire-se nos mais variados cabelos para os casamentosNoivas em forma: nutricionista dá dica para subir no altar com saúdeSeja criativa: use caricaturas fora do convite de casamento