A gravidez é um período repleto de novidades e transformações, especialmente fisiológicas. Diante desse novo momento, é ainda mais importante que a gestante se mantenha vigilante diante de algumas mudanças que, em um primeiro momento podem parecer naturais, mas que, em alguns casos, podem sinalizar algum problema de saúde.
Quando se trata de corrimento, o ginecologista Renato de Oliveira, da clínica Criogênesis, explica que existem várias causas diferentes para a alteração da secreção vaginal na gestação – algumas são normais e outras pedem atenção.
Corrimento na gravidez
O médico explica que, durante a gestação, ocorre um aumento esperado na produção de secreções em função do aumento da produção de hormônios e da vascularização pélvica.
Entretanto, o corrimento desencadeado por essas mudanças só é considerado normal se forem transparentes ou esbranquiçados; ligeiramente viscoso e sem cheiro. Corrimentos que não se encaixam nesses padrões podem indicar a presença de alguma infecção.
Corrimento marrom na gravidez
No início da gravidez a mulher pode notar a presença de secreção vaginal avermelhada ou amarronzada, que pode, inclusive, ser confundida com a menstruação. Esse tipo de corrimento ganha essa tonalidade pela presença de sangue decorrente da implantação do embrião na parede do útero, o que é normal e não deve gerar preocupação. Caso esse corrimento ocorra quando a gestação estiver mais avançada, é necessário consultar um médico.
Quando o corrimento não é normal
Quando a gestante apresenta um corrimento marrom persistente, acompanhado de mau cheiro, ardência ou coceira na vagina, isso pode indicar a presença de alguma infecção. O corrimento escuro em grande quantidade, associado à perda sanguínea, costuma indicar um aumento no risco de complicações, como parto prematuro ou ruptura da bolsa.
Por isso, é importante ir ao médico sempre que apresentar corrimento escuro, mesmo que em pequena quantidade, para que ele possa avaliar e realizar ultrassonografia para ver se está tudo bem com a gestante e com o bebê.
Tratamento: pode ser feito com uso de remédios antifúngicos quando a causa é uma candidíase, por exemplo, ou antibióticos, em caso de alguma DST.
Cuidados na gravidez
- Cuidados no início da gravidez: médica indica os mais importantes
- HIV na gravidez pede cuidado especial no pré-natal
- Exercícios na gravidez: veja os cuidados que você precisa ter