Quando se descobre uma gravidez, é normal tentar fazer uma regressão no tempo para descobrir o dia em que o bebê foi concebido. Mas isso não é tão simples quanto parece.
Por mais que lembre da ocasião e consiga identificar o dia exato da relação sexual, nem sempre a mulher é capaz de saber qual foi o momento preciso da fecundação. O que se pode dizer é que não foi na hora exata do sexo.
Quando acontece a fecundação?
Depois que o sêmen entra na vagina, pode levar dias até que um espermatozoide encontre o óvulo. Sete dias, para ser mais exato – este é o tempo máximo que eles resistem dentro do corpo da mulher esperando o óvulo. De acordo com o sexólogo João Borzino, isso significa que a mulher pode engravidar mesmo fazendo sexo alguns dias antes da ovulação.
Ou seja, a fecundação pode acontecer em qualquer um dos sete dias seguintes ao ato sexual. Mas vale ressaltar que estes espermatozoides não são a maioria, tendo em vista que grande parte não sobrevive mais de um ou dois dias no corpo da mulher.
O ginecologista e obstetra Márcio Coslovsky explica que, quando fecundado, o óvulo se implanta no útero, em um período que varia de seis a 12 dias de sua liberação, começando assim a gestação. Se isso não acontecer, o óvulo se “desmancha” e, após alguns dias, acontece a menstruação.
Dia certo da concepção: como saber?
Logo, se a mulher souber o dia em que ovulou e tiver feito sexo apenas nesta data, ela até pode dizer que este foi o momento da concepção do bebê. Mas, se teve relações sexuais também nos dias anteriores, ou não sabe exatamente quando foi a ovulação, fica difícil chegar a uma conclusão precisa.
A fecundação costuma acontecer na trompa de Falópio, que liga o ovário à cavidade uterina. Resultado da união entre óvulo e espermatozoide, o zigoto demora alguns dias para descer até o útero. A partir do momento em que ele é fixado na parede uterina, o organismo da mulher reconhece o embrião e começa a apresentar os primeiros sintomas de gravidez.