Historicamente injustiçada, a segunda-feira é o dia mais mal falado da semana, podendo provocar consigo sentimentos como tristeza, medo e ansiedade. Além dos adultos, muitas crianças sofrem com o fim do descanso e recomeço das aulas.
Aos finais de semana, os pequenos têm os pais e cuidadores mais próximos e podem brincar à vontade, sendo naturalmente difícil retomar a escola.
Apesar de comum, isso gera problemas no dia a dia da família, no desempenho escolar e até no comportamento com os professores. No entanto, há um jeito de tornar o início da semana mais leve e proveitoso para todo mundo.
Rotina escolar

Quem tem filhos já sabe os benefícios que criar uma rotina traz para o desenvolvimento da criança, seja na alimentação, no sono e muito mais. Com a escola não é diferente.
Fernando Machado, psicólogo do Hospital Anchieta de Brasília, explica que tornar a segunda-feira mais tranquila depende de criar uma rotina em que a criança já esteja incluída desde a sexta-feira, no fim do expediente.
“A rotina deve seguir, de preferência, um fluxo constante”, afirma. Segundo o especialista, as atividades em família aos finais de semana serão importantes para diminuir a ansiedade na retomada da semana.
“Entender a rotina da família já causa na criança uma certa segurança”, explica. Claro que cada família deve pensar em como construir uma rotina dentro de suas possibilidades para que a criança se reconheça dentro dessa organização.

Além de ficar mais junto dos filhos, a postura dos pais também pode ajudar. Segundo o psicólogo, passar confiança sobre a chegada da segunda-feira e não criar muita expectativa tendem a deixar esse dia mais comum, como outro qualquer.
Finalizando a rotina do descanso, o psicólogo sugere desacelerar em família. Criar um momento já no final do domingo para “sossegar” pode fazer com que a criança entenda que uma nova semana está prestes a começar.

Para os pais que vêm enfrentando muita resistência dos filhos para voltar à escola após o fim de semana, Machado aconselha ouvir os pequenos: “É importante que os pais acolham e ouçam a criança sobre a expectativa sobre a escola, sobre o que a escola representa”. Ter conversas lúdicas mostrando a importância de socializar e aprender coisas novas pode gerar bons resultados.