Você sabe o que é parto eutócito e parto distócico e as diferenças que caracterizam suas definições? Os termos não são muito conhecidos porque são mais utilizados por médicos, mas as situações são bastante fáceis de entender.
Parto eutócico: o que é
É chamado de eutócico todo parto normal, espontâneo, que ocorre sem qualquer tipo de problema ou necessidade de intervenção médica.
Parto eutocico é o normal, que acontece sem nenhum tipo de intercorrência, em que o bebê fica encaixado normal – de cabeça para baixo e flexionado – e desce pelo canal de parto tranquilamente.
Via de nascimento
No parto eutócico, o bebê está encaixado, em posição fetal cefálica (de cabeça para baixo) e flexionado. A via de nascimento, portanto, é vaginal.

O que é distocia no parto
Já a distocia, o aposto de eutócia, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), pode ser definida como qualquer perturbação no bom andamento do parto. As dificuldades podem ser de origem materna ou fetal.
Tipos e causas
Existem três tipos de distocias, que são definidas como funcional, fetal ou do trajeto.
Distocia funcional: é caracterizada pela alteração na força motriz durante o trabalho de parto. Pode ocorrer em até 37% das mulheres que nunca tiveram filho, com gestações de baixo risco.
Distocia fetal: ocorre quando existem anormalidades atribuídas ao feto e às relações materno-fetais, como posição do bebê não favorável ao parto eutócico.
Distocia do trajeto: acontece devido a anormalidades ósseas ou de partes moles, o que gera um estreitamento do canal de parto e dificulta ou até impede a evolução normal do trabalho de parto e a passagem do feto.

Via de nascimento
A via de nascimento do bebê em caso de distocia vai depender da causa da complicação. Em algumas ocasiões, o médico pode decidir que a cesárea é a forma mais segura, tanto para a mãe quanto para o bebê, mas o parto por via vaginal não é totalmente descartado.
Parto eutócico x distócico: diferenças
A diferença entre parto eutócico e distócico, portanto, está na presença ou não de alguma complicação relacionada à chegada do bebê. No parto eutócico, a via de nascimento é sempre vaginal, enquanto no distócico, pode ou não ser necessária a realização de cesárea.
Gravidez e parto
- Este simples ato ajuda a reduzir muito a dor do parto e acalma a mãe
- Por que algumas mulheres saem tão rápido do hospital após o parto?
- Este jeito de usar mel é capaz de diminuir dores da contração no parto