Protetora da natureza, das mulheres e guardiã do ouro, a Mãe-de-Ouro tornou-se uma lenda muito popular em várias partes do país. Mas, dentro do folclore brasileiro, a personagem não se tornou tão famosa, apesar de suas diversas representações tocarem aspectos importantes da discussão social e ambiental no Brasil.
Lenda da Mãe-de-Ouro
A origem da lenda da Mãe-de-Ouro é incerta, mas sabe-se que o mito se popularizou no auge do ciclo do ouro (século XVIII), especialmente nas regiões auríferas do país: Minas Gerais, Goiás e Bahia.
Sua história contesta a exploração das matas e extração agressiva do ouro, que era uma das principais atividades econômicas nessas regiões.
Na principal versão da lenda, a Mãe-de-Ouro é protetora das jazidas do mineral e também responsável por cuidar dos rios e montanhas.
Assumindo a forma de uma bola de fogo, ela voa nos céus sem lua ou estrelas durante a noite buscando quantidades valiosas de ouro.
Quando localiza o minério, a Mãe-de-Ouro protege esses tesouros perdidos dos homens. A lenda afirma que, por sua causa, muitos locais seguem seguros, inexplorados e longe do conhecimento humano.
Protetora das mulheres
Em outra versão da lenda, a Mãe-de-Ouro não protege minas exploradas, mas sim, mulheres que foram abusadas e maltratadas em seus casamentos.
Dona de uma beleza estonteante, ela atrai os maridos violentos para uma caverna, bem longe de suas famílias.
Quando entram na caverna, eles são aprisionados pela Mãe-de-Ouro pelo resto de suas vidas. Ao mesmo tempo, ela coloca homens bons e uma vida de felicidade no caminho das esposas.
Mãe-de-Ouro e os escravos
Há mais uma versão da lenda da Mãe-de-Ouro, que diz que ela ajudou um escravo que era abusado por seu patrão cruel.
O escravo trabalhava dias sem fim procurando por ouro, enquanto sofria maus tratos e abusos do patrão. Para protegê-lo, a Mãe-de-Ouro apareceu e indicou exatamente onde ele deveria buscar.
A única condição para ajudá-lo era que o escravo não revelasse a localização da mina para ninguém. Porém, após tanto ouro, o patrão queria saber qual era a fonte e, pressionado e agredido, o escravo revelou o segredo. Quando chegou ao local com os demais escravos e também o mineiro cruel, um grande desabamento matou todos.
Aparência da Mãe-de-Ouro varia no folclore
A aparência da Mãe-de-Ouro varia conforme as versões da lenda que são contadas.
Alguns acreditam que ela tenha uma beleza humana indescritível, reluzente como o ouro, tendo os cabelos louros e usando vestidos de seda brancos.
Em outras versões, ela possui a forma da bola de fogo, podendo também ser representada como uma mulher em chamas.