Um verdadeiro clássico, o chão com tacos de madeira demanda alguns cuidados para manter a sua beleza
Embora tenha crescido o número de adeptos de chão de porcelanato, vinílico e laminados, há quem não abra mão do piso de taco. Mais natural, esse tipo de material traz consigo muita personalidade. No entanto, seu cuidado demanda atenção para evitar possíveis manchas e arranhões.
O que não passar no piso de taco
Manter o piso de madeira sempre bem cuidado é uma tarefa que, embora não seja difícil, muitas pessoas têm dificuldade. Isso porque, diferente de boa parte dos materiais, ele não lida bem nem mesmo com água em excesso. Além disso, outros produtos tão comuns na hora da faxina também tendem a marcar esse tipo de piso.
Água sanitária, álcool e ceras a base de silicone, por exemplo, tendem a desgastar a madeira, afetando a estética e a durabilidade do piso. Como são corrosivos, eles podem ainda manchar algumas áreas.
Outros itens que devem ser evitados são esponjas de aço e escovas com cerdas muito duras, pois tendem a marcar o verniz.
Como limpar chão de taco?
O mais indicado a se fazer, então, é apostar em panos levemente úmidos com água morna e detergente neutro. Caso queira passar um desinfetante, opte por um produto feito especialmente para esse tipo de piso.
Mops, panos macios e vassouras são os instrumentos que vão manter a limpeza do seu chão sem danificá-lo. Há ainda ceras próprias para a manutenção do brilho.