Angélica desafia ideia de que não se deve discutir menopausa com o marido: “Você fica ressecada e ele não pode saber?”

A apresentadora Angélica refletiu sobre essa fase da vida, listando dificuldades, descobertas e afirmando: “Gente, não é o fim, é o começo!”

Aos 50 anos de idade, a apresentadora Angélica falou recentemente sobre a menopausa. Segundo ela, sua experiência no início dessa fase foi difícil devido à falta de informação – e, por isso, ela agora busca disseminar ao máximo o assunto, combatendo a ideia de que, após a menopausa, “a mulher não serve para mais nada”.

Angélica reflete sobre a menopausa

(Crédito: Reprodução/Instagram @angelicaksy)

Convidada do “Sem Censura” (TV Brasil) recentemente, Angélica voltou a se abrir sobre a menopausa. Conforme explicou a apresentadora, o início dessa fase não foi nada fácil – mas, após começar a reposição hormonal, sentiu que a vida “recomeçou”.

“A menopausa é natural, é normal. Eu, depois que sofri muitos sintomas, cheguei a essa conclusão. Quando comecei a fazer reposição – porque posso fazer – é que tudo mudou. O mundo se abriu, virei uma pessoa feliz novamente. Falei: ‘Gente, não é o fim, é o começo!’”, vibrou a apresentadora.

Angélica
(Crédito: Reprodução/TV Brasil)

Frisando não romantizar a menopausa, ela descreveu as experiências ruins que teve nessa fase da vida. “Vou romantizar? Não, claro que não! Você tem os calores, a pele mais [seca], uma possível depressão. […] Não quero que seja [para outras] como foi para mim, que não tinha informação. Sofri para caramba. O começo foi horrível: fiquei triste, engordei…”, listou.

Fala de Angélica traz lição sobre o assunto

Na sequência, Angélica afirmou ter encontrado conforto em falar sobre o assunto. “Existe uma coisa de você acolher a menopausa e falar sobre isso. Falar com o médico, com a amiga – porque ela vai te dar uma informação que você não tinha –, com o marido”, disse, refletindo sobre a crença de que não se deve falar do assunto com o parceiro, mas sim “escondê-lo”.

(Crédito: Reprodução/Instagram @lucianohuck)

“Falar com o marido, sim, por que não? Aí você está com um ressecamento e o marido não pode saber? Tem que ficar enganando? Colocam a mulher naquele lugar de ser toda perfeita. É um tema tabu: mulher não gosta de falar que está na menopausa porque acha que é o ‘fim da linha’”, refletiu a apresentadora.

Por fim, a esposa de Luciano Huck desafiou a ideia que muitos têm da menopausa. “[Dizem que] a mulher não pode mais procriar, e se não pode mais procriar, ‘não serve para nada’. O que é isso?”, indignou-se.

Angélica
(Crédito: Reprodução/Instagram @angelicaksy)

Bem-estar e empoderamento