A maternidade anuncia uma série de primeiros momentos e, embora via de regra seja marcada por um amor incondicional, também reúne inúmeros desafios.
É muito comum mulheres pegarem para si a responsabilidade pelos desvios de rota, pelos obstáculos e pelas dificuldades que naturalmente fazem parte desse processo, mas que costumam ser encobertos pela ideia de uma maternidade romantizada e perfeita. O resultado disso é um sentimento de culpa e de frustração.
Sou mãe e me sinto culpada
Mesmo sabendo que o ideal de mãe é irreal, muitas mulheres se sentem, em alguma medida, culpadas, sempre pensam que fizeram errado ou que poderiam fazer melhor.
Seja durante a gestação e parto, na amamentação, na educação, na transmissão de valores, nas escolhas individuais. Nesse sentido, a educadora Natucia Cristina dá um recado importantíssimos para mães e pais.
Culpa e educação dos filhos
Conforme a educadora, a culpa sentida por mães e mais recentemente por pais, influencia bastante na educação dos filhos. Natucia afirma que pais e mães culpados criam filhos folgados. Ocorre que, quando os adultos sentem que têm uma dívida com seus filhos eles cobram caríssimo, e assim, por meio de atitudes compensatória, mães e pais acabam privando os pequenos de receber limites fundamentais para que se sintam seguras.
https://www.instagram.com/p/Brn2kYQhlc2/
Maternidade imperfeita
- Lado ruim da maternidade: o que quase ninguém te conta
- Atriz teve que fazer terapia para lidar com maternidade
- Fase do pós-parto carrega 4 desafios que só quem é mãe vai entender