Fazer a extração de leite materno com bomba auxilia muitas mães, mas será que isso altera a qualidade do alimento para o bebê?
A extração de leite materno com bomba facilita a vida de muitas mães, mas também gera muitas dúvidas. Afinal, leite materno muda ao ser extraído? Ele perde os benefícios que teria caso o bebê mamasse diretamente no peito? Veja as respostas para essas perguntas abaixo.
Leite materno muda ao ser extraído?
O leite materno tem uma série de benefícios para o bebê, assim como o ato de amamentar é benéfico para a mãe. Nesse processo, muitas recorrem à ajuda das bombas de extração, que podem facilitar o processo de ordenha para armazenamento do leite. Mas, afinal, isso modifica o leite de alguma forma?
Durante a extração do leite materno com a bomba, pode haver, sim, algumas mudanças físicas no líquido. Isso se deve especialmente à distribuição de gordura do leite no recipiente e ao contato dele com o ar, algo que gera oxidação.

Isso significa que, ao ser extraído, pode haver acúmulo de gordura no recipiente, gerando a necessidade de misturar bem o líquido para oferecê-lo ao bebê. No recipiente, ele também esfria mais rapidamente do que no seio, algo que pode torná-lo ligeiramente menos fluido.
Além disso, durante a extração, o leite pode entrar minimamente em contato com o ar, algo que leva ao processo de oxidação. Isso pode modificar um pouco o sabor e o aroma desse alimento – especialmente após longos períodos de armazenamento depois da extração.
Tirar leite com bomba o faz perder benefícios?
Apesar das mudanças físicas, porém, a médica Juliana Ottolia, ginecologista e obstetra, afirma que o leite não perde nada em termos de propriedades. Segundo ela, o alimento continua perfeitamente capaz de nutrir o bebê, assim como aconteceria caso ele mamasse diretamente do peito.
“O leite, quando bem armazenado, não muda a composição. Se todo o processo for feito de maneira correta, com extração apropriada, armazenamento estéril, vedado e o aquecimento adequado, o leite estará prontinho para consumo e irá nutrir perfeitamente o neném”, afirma a especialista.

Extração de leite materno: forma correta de tirar e armazenar
De acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde), do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) e do Ministério da saúde, este é o passo a passo correto para extrair leite materno e guardá-lo de maneira a conservar seus benefícios:
Faça a higiene correta
Para começar, lave bem as mãos com água e sabão antes de mexer na bomba. Em seguida, esterilize bem a bomba e os acessórios antes do primeiro uso. Após os demais usos, basta lavá-los com água morna e sabão neutro.
Posicione a bomba
Massageie bem o seio antes da extração para estimular o fluxo de leite. Alinhe o funil da bomba com o mamilo, centralizando o mamilo para evitar desconforto e ter uma extração eficiente. Comece com a sucção baixa e aumente o ritmo conforme necessário. Isso evita machucados ao longo do processo.
Armazene corretamente
Opte sempre por frascos de vidro com tampa plástica ou frascos próprios para armazenamento de leite materna, que são os livres de BPA. Sacos plásticos não específicos para esse fim devem ser evitados. Lembre-se também de anotar a data e a hora da extração no frasco antes de guardá-lo.

Já o tempo de armazenamento depende da temperatura. A temperatura ambiente (até 25°C), ele só dura até 4 horas. Já na geladeira (até 4°C), ele dura até 4 dias. Por último, no congelador (-18°C ou menos), o leite dura até 12 meses de forma segura.
É importante frisar que nunca se deve recongelar o leite materno que já foi descongelado anteriormente.
Descongele da forma correta
Ao escolher o leite para dar ao bebê, opte sempre pelo leite mais antigo. Retire-o do congelador e deixe que ele descongele naturalmente por algumas horas, preferencialmente de um dia para o outro). Caso deseje acelerar o processo, coloque o frasco em uma vasilha com água morna, com temperatura em no máximo 37°C.
É importante frisar que não se deve, nunca, descongelar o leite materno no micro-ondas. Isso pode reduzir a concentração de nutrientes e aquecer demais o alimento. O aquecimento para consumo deve ser feito em banho-maria morno ou utilizando um equipamento próprio para aquecer mamadeiras.
Por fim, agite suavemente o leite para distribuir a gordura pelo recipiente. Esse leite deve ser oferecido imediatamente ao bebê e, a partir de 2 horas depois do aquecimento, o que restar precisa ser descartado.

Evite contaminação
Para evitar que o leite materno fique contaminado, evite:
- Tocar na parte interna dos acessórios de amamentação;
- Soprar a mamadeira antes de oferecer ao bebê;
- Misturar leite fresco com leite que já foi resfriado ou congelado anteriormente.