Nomes curtinhos para meninos e meninas: 66 opções com poucas letras e significados lindos

Saber o significado dos nomes é algo que pode ajudar na escolha de como o bebê vai se chamar: assim, a decisão passa também pelo simbolismo de virtudes que os pais considerem valiosas, caso julguem que esse parâmetro é importante. Abaixo, separamos uma lista de nomes curtos femininos e masculinos cheios de significados especiais.

Nomes curtos para meninos

1. André: o nome tem origem grega ( Andreas) e é calcado no elemento andrós, que significa “másculo”, “viril”, “masculino”.

2. Bem: variante de Ben, nome hebraico que significa “filho”. Em português, “bem” está relacionado a “tudo aquilo que é bom”, “virtude” e “pessoa amada”.

3. Bento: vem do latim e quer dizer “louvado”, “abençoado”.

4. Caio: tem origem no latim ( Caius) e significa “alegre”, “contente”, “feliz”.

5. Cauã: é um nome brasileiro de origem tupi e significa, literalmente, “gavião”.

6. Ciro: originário do grego (Kyros), quer dizer “senhor”, “dotado de plena autoridade”. Está ligado ao nome Kurush, denominação que os persas davam ao sol. Ciro, o Grande, foi o nome de um rei persa que se tornou célebre por ter conquistado a região da Babilônia.

7. Davi: nome com origem hebraica ( Dawid, Dawídh) e significa “querido”, “amado”, “predileto”.

8. Dom: é a abreviação do sobrenome escocês Domnhall, que siginifica “senhor do mundo”. Significa também “dádiva”, “presente de Deus”. A palavra “dom”, em português, quer dizer também talento, habilidade especial.

9. Enzo: quer dizer “gigante”, “vencedor” e “príncipe do lar”; a origem não é totalmente pacificada, sendo atribuída a variantes em latim, italiano e alemão.

10. Eric: está relacionado às simbologias da águia: vitória, poder e autoridade. Tais noções são explicadas pela possível origem germânica do nome ( Erarich, que quer dizer “aquele que reina como a águia”).

11. Gael: não há origem certa e nem significado totalmente coeso, mas o sentido mais aceito é “abençoado”, “generoso”.

12. Hélio: tem origem no grego ( Helios) e era o nome da divindade do sol na mitologia grega.

Shutterstock

13. Heitor: também de origem grega ( Héktor); significa “aquele que aguenta”, relacionando-se à virtude da tenacidade. Heitor era o nome de um príncipe de Troia que participou na Guerra de Troia; na Iliada, de Homero, foi representado como um valoroso herói.

14. Iago: variação galesa e espanhola do nome Jacó, originário do hebraico Yaaqobh, que significa “calcanhar”.

15. Ian: é uma variação gaélica escocesa para o nome João, derivado do hebraico Iohanan ou Yehokhanan. Significa “presente ou graça de Deus”.

Shutterstock

16. Iuri: uma das origens atribuídas ao nome é hebraica ( Uri); quer dizer “a luz de Deus”. É também um diminutivo russo para o nome Jorge, de origem grega ( Geórgios) e significa “agricultor”, “aquele que trabalha com a terra”.

17. Leoni: o nome aparece tanto como feminino, quanto masculino. Relaciona-se com a palavra “leão”, simbolizando alguém tão valente quanto esse felino.

18. Liam: diminutivo irlandês para o nome William e significa “aquele cuja vontade é proteger”.

ShutterStock

19. Lucas: vem do grego Loukás, apelido de Loukanós, e significa “luminoso” ou “iluminado”.

20. Martin: significa “guerreiro”. De origem latina ( Martinus), este nome está relacionado a Marte, deus romano da guerra.

21. Nero: era o nome de um famoso imperador romano. Tem origem no latim e indica força, coragem e valentia.

istock

22. Noah: é “Noé” em inglês e significa “aquele que tem vida longa”.

23. Omar: considerada a origem árabe ( ámara) deste nome, seu significado é “aquele que tem uma vida longa” ou “homem cheio de vida”. Há também a origem germânica ( otmar), na qual o nome significa “ilustre pela riqueza”.

24. Otto: tem origem germânica e indica riqueza e prosperidade.

Shutterstock

25. Pedro: de origem grega ( Pétros), significa “pedra”, rochedo” e, assim, está ligado a noções de força, resistência e firmeza.

26. Rael: possivelmente, se origina de uma diminuição do nome Israel, que vem do hebraico e quer dizer “Deus sustentou”. Outro significado é “príncipe de Deus”.

27. Ravi: tem origem no sânscrito e significa “o sol”, carregando consigo a simbologia desse astro (luz, poder,etc).

28. Rui: quer dizer “famoso pela glória”; é de origem germânica (derivado do nome Roderick).

29. Téo: é uma abreviação de Teodoro; possui origem grega ( théos) e significa “Deus”.

30. Thór: na mitologia nórdica, era o deus do trovão. Está relacionado às ideias de força e proteção.

31. Tom: diminutivo de Tomas, cuja origem é aramaica ( ta’oma’); significa “gêmeo”.

32. Vitor: quer dizer “vitorioso”, “vencedor”. Sua origem é latina.

33. Zion: pronuncia-se “Zaion” e é equivalente a Sião, em português. Na Bíblia, é o nome da terra prometida dos judeus; a palavra também é usada para se referir a Jerusalém. Está ligado às noções de algo sagrado.

Nomes curtos para meninas

1. Agnes: de origem latina, significa “pura”, “casta”, “dócil”.

2. Alice: nome bastante popular na França e na Inglaterra, Alice significa “de qualidade nobre”. As representações de “defensora” e “protetora” também são atribuídas a esse nome.

3. Ana: o nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer “graciosa, cheia de graça”. O nome feminino, que reflete o sentido de dádiva ou oferta, foi bastante popular durante o Império Bizantino e Idade Média.

4. Angel: é a variação espanhola ou inglesa para Ângela ou Ângelo e significa “mensageira dos deuses”.

5. Bela: pode ser considerado o diminutivo de Isabela e significar “casta”, “pura” ou “consagrada de Deus”. Mas também ganha o significado do adjetivo bela, em português, que quer dizer “formosa” ou “bonita”.

6. Bia: de origem grega ( bías), quer dizer “forte”, “poderosa”. Pode ser considerado também um apelido para Beatriz – que deriva do latim Beatrice e significa “feliz”- ou de Bianca, que tem origem italiana e significa “branca”.

7. Brenda: possivelmente, o nome tem origem escocesa e significa “pequeno corvo fêmea”.

8. Cléo: do grego kléos, significa “glória”, “revelação”. Pode ser também um diminutivo para Cleópatra, que também tem origem grega ( Kleopatra) e quer dizer “a glória do pai”.

9. Dara: normalmente relacionado à sabedoria, o nome Dara tem muitas origens: na língua hebraica significa “misericórdia”. Em persa, significa “rico” e em Khmer (idioma oficial do Camboja) quer dizer “estrela”. Já em irlandês, tem o significado de “árvore de carvalho”.

Shutterstock

10. Elis: com diversas origens, esse nome quer dizer “de linhagem nobre”, “o Senhor é meu Deus”, “Deus é salvação”.

11. Eloá: antes muito usado em meninos, o nome passou a ser mais popular entre o sexo feminino por causa da terminação “a”. Com simples sonoridade, o nome não significa nada menos do que “Deus”, que tem como origem Eloah, do hebraico.

12. Emma: surgiu na Inglaterra por volta do ano de 1002: a rainha da Normandia chamava-se Emma, nome que acabou se tornando muito popular na região. É um terminologia feminina teutônica e significa “todo”, “universal”.

13. Ester: significa “estrela” e tem diversas origens, entre elas o hebraico ( Esther) e o latim ( Stella).

14. Eva: o nome Eva tem origem no hebraico ( Haww’ ou Havah) e quer dizer “ela viveu”, “a que vive”, “dá vida”, “a vivente”. É nome da personagem bíblica relatada no livro de Gênesis, no Antigo Testamento, como a primeira mulher da humanidade, criada por Deus.

15. Flora: era a deusa das flores e da primavera na mitologia romana. Tem significado relacionado a uma pessoa “florida”, cheia de cores e de bem com a natureza.

16. Gaia: é a “Mãe Terra” na mitologia grega. O nome indica uma mulher forte, dona do mundo e com grande capacidade geradora.

17. Iara: de origem indígena, quer dizer “mãe d’água”, “senhora das águas”, “a beleza das águas” ou “dominadora”.

18. Isis: nome da deusa egípcia da fertilidade e da maternidade, símbolo feminino e matriarcal. A versão grega deste nome significa “eu nasci de mim mesma, não venho de ninguém”.

19. Ivy: tem origem no inglês ( Ivi, Yvi), que significa “hera”, nome de uma planta do tipo trepadeira.

20. Lia: significa “vaca selvagem” (do hebraico, Leah) ou, para os gregos, “aquela que é portadora de boas notícias”. Outros significados indicam “aquela que tem olhos doces”.

21. Lis (ou Liz): a flor-de-lis era um símbolo da realeza francesa que indicava poder, soberania e lealdade.

22. Lívia: significa “clara”, “pálida”, “lívida”. É a versão feminina de Lívio, de origem latina ( liviu).

23. Luma: o nome provavelmente é uma variação de Luna, que significa “lua” ou “brilhante” com origem no latim. O nome seria ainda atribuído à deusa romana da lua.

24. Maia: o significado é “grande”, “mãe”, “aquela que dá a vida”. Também remete à Deusa da mitologia grega que reinava na primavera, deu origem ao nome do mês de maio e indica fertilidade da terra e a possibilidade do renascimento.

25. Maria: é um dos nomes mais populares para meninas. O significado é “senhora soberana” ou “a pura”.

26. Mel: significa “dócil”, “suave”, provavelmente derivando do grego meli ou do latim mel.

27. Mia: vem do escandinavo, fazendo referência a uma forma reduzida de Maria. Quer dizer “estrela do mar”, “minha”, “quem é como Deus?” e indica paciência, sensibilidade e força.

Shutterstock

28. Nina: era o nome da deusa da fertilidade na Assíria e na Babilônia. Tem o significado de “graciosa” e “protetora da fertilidade e dos mares”.

29. Olga: deriva do escandinavo ( Halag) e significa “consagrada a Deus”, “santa, “sublime”.

30. Paula: tem origem no latim ( Paullus) e quer dizer “pequena”, “de baixa estatura” ou “delicada”.

Shutterstock

31. Rosa: faz referência à flor homônima e tem o sentido de “bela flor”.

32. Thaís: este nome tem origem grega e significa “contemplada pela sua formosura” ou “contemplada pela sua formosura”.

33. Zoe: de origem grega, significa “vida” ou “cheia de vida”, representando, assim, alguém que vive a vida com alegria e intensidade.

Nomes para bebês que são tendência