É isto o que você deve fazer para NÃO PERDER colágeno e ter pele lisinha por mais tempo

O colágeno está entre as proteínas mais importantes no organismo humano: presente em quase todos os tecidos, ele é responsável por deixar a pele com firmeza, viço e elasticidade.

Com o passar do tempo, há diminuição na produção de colágeno no corpo. E, por isso, é importante prevenir a perda e a degradação desta proteína pelos antioxidantes o mais cedo possível, com atitudes simples que conseguem manter a pele mais jovem e bonita (e por muito mais tempo).

Alimentos que estimulam a produção de colágeno

Em seu canal no Youtube, o médico Dr. Lucas Fustinoni explica que a ingestão de pílulas de colágeno ou cremes com a proteína nem sempre são eficazes. “O colágeno é uma proteína muito grande que não consegue penetrar nos poros da pele”, diz.

Por outro lado, o especialista acredita que uma dieta balanceada, com o consumo de alimentos ricos em antioxidantes como licopeno (encontrado no tomate, por exemplo), vitamina C e Ômega 3 previnem a perda de colágeno.

Já uma alimentação rica em carboidratos simples, como açúcar branco, arroz branco, bolachas e macarrão causam a chamada glicação, que é a danificação das estruturas de colágeno e outras proteínas no corpo.

Por isso, a recomendação é trocar estes alimentos por carboidratos complexos, elegendo ingredientes como a batata doce e batata salsa, que ajudam a evitar a carência de colágeno no organismo.

Tratamentos estéticos contra a perda de colágeno

istock

Além da alimentação, o médico afirma que é existem outras maneiras de incentivar a produção de colágeno, entre elas, estão cremes especiais que devem ser prescritos por um médico e contém substâncias como retinol ou ácido retinoico.

O uso de preenchedores à base de ácido hialurônico, ácido polilático ou hidroxiapatita de cálcio são indicados para corrigir as perdas de elasticidade e volume facial, bem como tratar sulcos como o temido bigode chinês, suavizar rugas, olheiras profundas e marcas de expressão.

O médico cita, ainda, tratamentos estéticos que podem ser feitos em clínicas especializadas, como peeling, laser, CO2 fracionado e radiofrequência, que estimulam a produção de colágeno.

Em casa, é possível controlar a perda dessa proteína utilizando diariamente produtos com filtro solar.

Cuidados para manter a pele jovem