Um filhote de baleia-franca semi-albino foi flagrado passeando com sua mãe no litoral de Santa Catarina, no último domingo (7). A passagem dos animais pela região é comum nessa época do ano e representa alegria aos grupos dedicados à conservação da espécie, que é ameaçada de extinção devido à caça ilegal.
Baleias-francas são fotografadas em SC
A fotógrafa Talita Coutinho Elbert registrou o momento em que mãe e filhote atravessavam a praia de Itapirubá, localizada na cidade de Imbituba, em Santa Catarina. As imagens foram compartilhadas pelo Programa ProFranca, do Instituto Australis, que atua na conservação da baleia-franca-austral por meio de pesquisas e execução de metodologias aplicadas para descobertas de novas informações biológicas sobre a espécie.
A passagem de baleias-francas pela região não é uma surpresa: como parte da rota dessa espécie marítima, o litoral brasileiro é contemplado pelo belo espetáculo de receber essas baleias anualmente. Porém, este foi o primeiro filhote semi-albino registrado nesta temporada, atraindo os olhares por sua coloração diferenciada.
Conforme descrito em sua publicação no Instagram, o ProFranca explica a coloração do “pequeno” bebê. “Os filhotes semi-albinos nascem assim devido a uma característica genética das baleias-francas. Quando nascem são como este filhote, mas a medida que crescem, ficam acinzentados. Estes filhotes geralmente são machos e nascem de mães que têm manchas cinza, como esta mamãe bonitona”.
Mãe e filhote foram catalogados pelo projeto, que acompanha várias baleias-francas que atravessam o litoral catarinense. Segundo a organização, a baleia-franca é a única espécie de baleia ameaçada de extinção que se reproduz na costa do Brasil.
Confira um vídeo que mostra o momento exato de passeio das baleias: