Não é nada fácil passar por um divórcio emocionalmente exaustivo: esse processo doloroso deixa os envolvidos confusos quanto a ideia de recomeçar sozinhos. A vida pós-divórcio pode parecer uma busca sem fim para colocar os pés no chão e seguir sonhando novamente.
5 passos para se recuperar do divórcio
Para muitos, a separação acaba sendo libertadora, já que o desgaste com uma relação abusiva e repleta de brigas alimentava o sentimento de fracasso no relacionamento. Para outros, o divórcio destrói uma parte da vida, dedicada aos cuidados com o parceiro ou parceira e a família.
1 – Aceite a vida pós-divórcio
A boa notícia é que sua antiga vida acabou, mas está dando espaço para um novo começo. É o momento de olhar para si mesmo, ser honesto em relação a suas próprias forças e fraquezas.
O divórcio também pode ser encarado como um aprendizado: esta é a fase para encontrar um tempo só para você e voltar a amar a si mesmo. Assumir a condição de divorciado(a) e aceitar a nova realidade ajuda a ver a situação com mais clareza, auxiliando a traçar novas metas para a vida.
2 – Assuma o controle da sua vida
Muitas vezes, o ex ou a ex quer se manter próximo, almejando uma situação de amizade a curto prazo. Isso pode criar um nó na cabeça das pessoas que querem organizar as ideias para seguir sozinhas.
Para lidar melhor com a situação, é preciso manter um distanciamento – ao menos neste primeiro instante. Conversas, só por mensagens, e-mails, etc. e quando estritamente necessárias, mantendo sempre o tom impessoal e deixando claro que esse é um momento de introspeção e desafios.
A ideia é viver um dia de cada vez, passo a passo, colocando seus planos em ordem e, aos poucos reorganizando a vida pós-casamento.
3 – Tenha novos objetivos
Não tente organizar tudo de um dia para o outro: traga novos objetivos, faça um planejamento e siga tudo no seu ritmo. Não perca tempo se lamentando ou pensando como poderia ter sido diferente.
Concentre-se em ações diárias e novos hábitos, para dar início à retomada da jornada pessoal. A ideia é focar em você, redescobrindo quem você é. O processo de superação é doloroso, mas ajuda a ter perspectivas positivas em relação ao futuro e sentir confiança no que está por vir.

4 – Recupere a autoestima
Muitas vezes, a separação está incorporada a sensações de frustração e rejeição. E para passar por cima disso, muitas pessoas acabam tomando atitudes radicais, como por exemplo, gastando fortunas em tratamentos estéticos para ficarem mais bonitas e atraentes. E mesmo assim continuam se sentindo tristes e vazias.
A recuperação da autoestima vai além do visual: sorrir mais, conversar com os amigos, encontrar a família, fazer aquela viagem que há tempos estava nos planos fazem parte de pequenas ações que pouco a pouco levam a reconquistar o amor-próprio e o seu real valor como pessoa.
5 – Não tenha medo de pedir ajuda
Enfrentar um divórcio e sair fortalecido só depende de você. Por isso, não tenha receio de pedir ajuda naqueles períodos de ansiedade e falta de esperança. A dor da separação vai se curar com o tempo, mas é preciso agir para não sofrer ainda mais. Procure grupos de apoio, converse com pessoas que estão vivendo a mesma situação, encontre especialistas que auxiliem a vencer esta mágoa.