Comer tâmara pode acelerar trabalho de parto e aumentar dilatação, descobriu estudo

por | jul 22, 2024 | Gravidez e bebês

Fruto desidratado deve ser incluído na dieta das últimas quatro semanas de gestação

Depois de meses acompanhando o desenvolvimento do bebê, preparando o quarto e as roupinhas para a chegada da criança, a hora do parto se aproxima. E, na reta final, tudo que puder acelerar essa esperar é bem-vindo. Mas você sabia que comer tâmara pode acelerar trabalho de parto?

Segundo um estudo, o frutinho não muito popular no Brasil pode ajudar – e muito – a mamãe a dar à luz.

Comer tâmara pode acelerar trabalho de parto

Segundo estudos da Universidade de Ciência e Tecnologia da Jordânia, a tâmara ajuda a gestante ter um trabalho de parto mais tranquilo. Isso porque os pesquisadores concluíram que as gestantes que consumiram seis tâmaras por dia nas últimas quatro semanas de gravidez tiveram um parto mais fácil.

O estudo focou em observar mulheres não diabéticas ou com outras doenças. Segundo a pesquisa, a razão vem de substâncias presentes no fruto que são semelhantes à ocitocina, o hormônio do bem-estar e que tem papel essencial no trabalho de parto.

Tâmara. (Crédito: 8photo/freepik)

Além de ajudar na dilatação e descida do feto, a ocitocina facilita a amamentação, melhora a relações sociais e é o que liga de forma amorosa mamãe e bebê.

Embora o estudo não seja conclusivo, não há nenhum tipo de contraindicação do Ministério da Saúde brasileiro para o consumo de tâmaras por grávidas.

O fruto, que geralmente é consumido desidratado, inclusive, propicia a redução da ingestão de açúcar refinado na alimentação da grávida, já que por ser bem docinha provoca saciedade.

Dicas para o parto