O xixi do bebê pode dizer muitas coisas sobre a saúde do pequeno. Quantidade, cor, frequência… todas essas características são sinalizadores de quando a saúde dele está caminhando normalmente ou se há algum entrave no caminho. Para saber o que está dentro da normalidade e o que pede mais atenção listamos alguns aspectos que podem ser observados.
Quantas vezes um bebê faz xixi?
Normal
Como os rins do bebê ainda são bastante imaturos, é normal que um bebê descarte entre 6 a 8 fraldas por dia. Essa média está relacionada ao quão hidratado e alimentado o pequeno está em termos de leite materno ou artificial.
Atenção
O bebê fazer menos xixi do que o esperado pode indicar que ele está desidratado ou não ingere líquido suficiente. Nesses casos é importante consultar um pediatra para se certificar de que trata-se mesmo de desidratação ou se pode ser indício de algum problema renal. No outro extremo, fazer mais xixi do que a quantidade de líquido ingerido também pede um acompanhamento de perto para descartar a possibilidade de diabetes.
Qual é a cor do xixi do bebê?
Normal
A cor do xixi pode variar de um amarelo bem claro, quase transparente, até um amarelo-escuro. O tom é fruto de três pigmentos sanguíneos (urocromo, bilirrubina e creatinina) que são filtrados pelo rim enquanto a urina é produzida. A densidade da cor está relacionada ao quanto de água se consome para diluir esses pigmentos, assim, quanto mais água ingerida, mais claro o xixi. Por isso, urina clara indica hidratação.
Atenção
Se a urina é de uma amarelo forte que persiste por dias, é possível que sinalize desidratação ou até uma possível hepatite. A mesma atenção deve ser dada para urina vermelha ou rosa, pois pode ser sinal de infecção no trato urinário e cálculo renal. Em qualquer um desses casos é importante consultar um pediatra.
Que cheiro é esse?
Normal
Como parte significativa do xixi do bebê é composta por água, o ideal é que não haja nenhum cheiro forte na urina do pequeno.
Atenção
Quando o cheiro do xixi é muito forte, pode indicar desidratação e até mesmo problemas renais. Por isso, é fundamental consultar um pediatra para se certificar das causas.
*Bebês de até 6 meses que mamam exclusivamente no peito não devem ingerir água ou qualquer outro líquido. O leite materno já fornece a hidratação necessária. Em casos de anormalidade, consulte um pediatra.
Cuidados com o bebê
- Quantas vezes se deve dar banho no bebê recém-nascido?
- Bebê com assaduras: pediatra ensina 4 dicas para evitar
- O que a mamãe come pode aumentar as assaduras do bebê que mama?