Túmulo de santo que seria o verdadeiro Papai Noel é localizado por arqueólogos

A lenda do bom velhinho que adora crianças e distribui presentes não tem origem no gelado polo norte e a presença da neve e das renas é uma licença poética para fazer do Natal uma festa ainda mais bonita. Papai Noel, na verdade, é baseado na história de São Nicolau, bispo que nasceu na Turquia do século 4 e ajudava os pobres com diversos tipos de doações.

Até agora, acreditava-se que o corpo do santo que originou o mito do Papai Noel estivesse em Bari, na Itália, mas a análise de um documento pela equipe de arqueologia turca que investiga a Igreja de São Nicolau, na cidade de Demre, indica outro fim para ele: estaria enterrado exatamente embaixo da igreja e, possivelmente, seu corpo está intacto, mesmo depois de 1,5 mil anos.

Corpo de São Nicolau estaria na Turquia

Shutterstock

Filho de família rica, São Nicolau nasceu, viveu e morreu na cidade de Myra, até então de domínio grego e que hoje é Demre e pertence à Turquia. É onde foi erguida a Igreja de São Nicolau em sua homenagem e onde seu corpo foi sepultado e enterrado.

Quase sete séculos depois de sua morte, em 1087, após a cisma da Igreja Católica entre Romana e Ortodoxa, a cidade foi invadida por exércitos muçulmanos. Em missão pela Primeira Cruzada, católicos romanos se dirigiram à região para enfrentar a invasão lado a lado com o Império Bizantino.

Shutterstock

Neste processo, algumas relíquias foram enviadas ao controle central da Igreja Católica. Entre eles, os restos mortais de São Nicolau, cujo destino final foi a cidade de Bari, na Itália.

Mas, de acordo com Cemil Karabayram, diretor de Topografia e Monumentos de Antalya (região turca onde está a igreja), os restos mortais levados à Bari foram outros: o reexame de documentos antigos mostrou que o corpo transportado não era do santo, mas sim de um outro sacerdote local.

“Estudamos todos os documentos entre 1942 e 1966. Havia algumas anotações. De acordo com essas notas, esta igreja foi demolida e reconstruída. Durante a reconstrução, os comerciantes de Bari levaram os ossos. Mas é dito que esses ossos não pertenceram a São Nicolau, mas a outro sacerdote”, disse Karabayram em entrevista ao jornal turco Hürriyet Daily News.

Corpo estaria intacto sob o solo

Caso a interpretação do documento pelos pesquisadores esteja correta, o corpo de São Nicolau está alocado abaixo do chão da igreja. E, afirma Karabayaram, espera-se que esteja intacto, tal qual na ocasião de seu sepultamento. “Vamos chegar ao terreno e talvez encontremos o corpo intocado de São Nicolau. Nós afirmamos que São Nicolau foi mantido neste templo sem qualquer dano”, disse na entrevista ao jornal local.

Shutterstock

Os arqueólogos registraram imagens da tumba a partir de um tipo de geo-radar cujas informações são computadorizadas. O entendimento é que o templo subterrâneo estaria praticamente intocado, mas o acesso a ele estaria dificuldade pela presença de diversas pedras e moisacos que precisam ser preservados.

“Nós obtivemos resultados muito bons, mas os trabalhos reais começam agora. Trabalhamos há três meses e, na última etapa, o campo de escavação será estendido”, explica o líder do trabalho.

Descobertas da arqueologia