Grande consciência de seu papel no universo, segurança, foco, autoestima, enfim, todas as características supostamente atribuídas a uma pessoa considerada forte geralmente são tão celebradas e positivas que nem sempre deixam espaço para a percepção de que a força pessoal também possui um lado ruim.
Pessoas fortes também sofrem

Antes de mais nada, uma pessoa forte certamente não conquistou tal capacidade de controle e domínio de um dia para o outro. Ela pode ter passado por grandes dificuldades, desafios, dramas e decepções para conseguir se manter inabalável. Ou seja, para se tornar forte é preciso também ser resiliente.
A pressão familiar e social também pode ser difícil e pesada para as pessoas consideradas fortes. Admiradas pela capacidade de enfrentar qualquer tipo de situação, podem acabar sobrecarregas de pedidos de ajuda de parentes, amigos e colegas “mais fracos”. Nestes casos costumam se cobrar e podem sofrer caso não sejam capazes de agir como o esperado.

Quem é forte ainda tende a ser paciente, objetivo e emocionalmente estável. Mas como ninguém é de ferro, invariavelmente pode se cansar de toda a capacidade de controle e, em vez de demonstrar certa “fraqueza”, optam pelo isolamento, ainda que momentâneo.
A preferência pela solidão, se constante e extrema, pode causar prejuízos sociais e transformar uma pessoa forte em um indivíduo frio e indiferente. Perceber que tal mudança negativa se aproxima é fundamental para driblar a condição que deixa de ser uma escolha e passa a ser uma desagradável ou até mesmo grave consequência para a vida.
Você é sua melhor companhia
- Coisas que toda mulher deveria fazer sozinha ao menos 1 vez na vida
- 13 dicas para curtir a própria companhia (e poder ser feliz)
- Conheça 8 maravilhas de ficar um tempo sozinha