Existe um lugar paradisíaco com praia e vegetação próprias que se estende por 140 quilômetros. Até aí seria um lugar interessante, mas nada muito fora do normal. Mas e se contássemos que isso tudo fica em uma caverna a mais de cinco quilômetros abaixo da terra?
Son Doong: o que há na maior caverna do mundo?
Son Doong é a maior caverna do mundo e fica no Vietnã. Acredita-se que ela tenha sido usada como esconderijo do exército local na guera contra os Estados Unidos (1955-1975), mas isso pode ser lenda já que, documentadamente, ela foi descoberta pelo fazendeiro vietnamita chamado Ho Khanh em 1991.
Dezoito anos depois, um grupo de especialistas britânicos foi conduzido por Ho Khanh para pesquisar o lugar. Algumas descobertas foram surpreendentes.
A Son Doong tem sua própria vegetação dentro da caverna, que, na verdade, faz parte de um sistema interligado que se estende por mais de 60 quilômetros. Ela fica dentro do Parque Nacional de Phong Nha-Ke Bang.
Pouco mais de 200 turistas privilegiados podem acessar a caverna por ano. Segundo a companhia de turismo Oxalis, o número é limitado para preservar a descoberta o mais intacta possível. É possível passar quatro dias desbravando a caverna, mas para isso é necessário desembolsar a quantia de 3 mil dólares.