Para quais países dá para viajar sem ter passaporte? São 9 destinos lindos e próximos

Brasileiros que não têm passaporte podem entrar em nove países apenas apresentando o RG. Todos eles são da América do Sul, ou seja, nossos vizinhos, e fazem parte do Mercosul, grupo econômico criado em 1991.  

Isso quer dizer que os cidadãos dos países pertencentes ao bloco podem circular em viagens de turismo entre eles apenas com a cédula de identidade ou com outros documentos específicos em cada país.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), o documento deve ser válido e em bom estado, com fotografia que permita a identificação clara do portador e que tenha sido tirada há menos de dez anos.

Países que pode se visitar sem passaporte

Argentina

Bem conhecida pelos brasileiros, a Argentina é um destino barato e próximo, além de contemplar quase todos os perfis de turista. Vale ainda como opção para quem está planejando a lua de mel e não quer gastar tanto.

Se você é aventureiro, uma dica: ele é um dos 9 países para os quais os brasileiros podem viajar de carro sem sofrer com (tanto) perrengue.

Bolívia

Shutterstock

A Bolívia tem grande parte de seu território na Cordilheira dos Andes, portanto, prepare-se para grandes altitudes.  

As tradições indígenas e as incríveis paisagens com vulcões, lagos e o maior deserto de sal do mundo (Salar de Uyuni) valem a visita. 

Chile

Shutterstock

Muitos turistas visitam o país para curtir as estações de esqui, mas outros atrativos, como o Deserto do Atacama e a Ilha de Páscoa (foto), também entram no roteiro. 

Pegue seu RG, alguns pesos chilenos, e conheça um dos nossos vizinhos.

Colômbia

Istock

O país que exportou os cantores Shakira e Maluma tem uma cultura vibrante e muitas cidades diferentes para se conhecer (por exemplo, Cartagena das Índias, Medellín, Barranquilla e Bogotá).

Equador

Shutterstock

A capital, Quito (foto), é o centro das atenções dos visitantes do Equador. Cercada por vulcões, a cidade é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Mercados a céu aberto, gente simpática e as paisagens naturais são alguns dos pontos elencados pelos visitantes como imperdíveis para conhecer.

Paraguai

Shutterstock

É realmente bem fácil dar um pulinho no Paraguai, tanto que você só precisa apresentar o RG.

Depois de aproveitar as belezas (e as compras) de Foz do Iguaçu, passeie pelo Paraguai e pela Argentina, que já estão bem acostumados a receber turistas brasileiros.

Peru

A história e a beleza de Machu Picchu, Cusco (foto), Arequipa, Lima atraem milhares de turistas. Sejam qual for sua preferência, sítios arqueológicos ou arquitetura histórica, Peru é um dos países fáceis para brasileiros visitarem.

Uruguai 

Shutterstock

Caminhadas em Montevidéu, badalação em Punta Del Este ou passeios históricos na Colonia Del Sacramento (foto). Uruguai tem destinos diferentes e pode ser uma boa aposta de viagem combinada com a Argentina.

Venezuela

Praias, arquitetura histórica e parques nacionais com incríveis paisagens naturais são algumas das atrações venezuelanas. Apesar disso, o país vive uma crise política e de violência nas ruas e tem sido evitado por turistas.

Dicas de viagem