Espanha e Brasil estarão conectados por um cabo submarino de internet com anéis de fibra blindada entre as cidades de São Paulo e Madri. Com previsão para 2019, a ideia é evitar a espionagem dos Estados Unidos e aumentar a capacidade de conexão com a internet no nosso país em até 7 vezes.
O projeto foi anunciado pelo primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy, em parceria com o governo brasileiro. Além de Madri, o cabo submarino da empresa EllaLink deve se conectar à Lisboa (Portugal), aos arquipélagos da Madeira, às Ilhas Canárias da Espanha e ao Cabo Verde da África ao longo da rota.
Rajoy ( foto abaixo) fez o anúncio em evento realizado em São Paulo. Segundo a agência Reuters, o espanhol disse que essa conexão deve melhorar a segurança e a privacidade de dados do Brasil.

Para que serve o cabo?
Não é de hoje que o Brasil busca uma alternativa à conexão de cabos da América do Norte.
Depois do escândalo revelado em 2013 pelo ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA, Edward Snowden, de que os telefonemas da então presidente Dilma Rousseff e de milhões de brasileiros eram alvos de espionagem do governo americano, o Brasil passou a avaliar novas rotas de acesso à internet que evitassem interceptações desse tipo.
O cabo que ligará Brasil à Europa terá um total de 9.200 km de extensão e uma capacidade 7 vezes superior à comunicação atual da América Latina com o restante do mundo, atingindo 72-terabytes por segundo, segundo o presidente da EllaLink, Alfonso Gajate.
Os custos dessa conexão ainda não foram revelados.
*Imagens meramente ilustrativas, ainda não foram divulgadas fotos oficiais.
Internet: soluções e discussões
- Internet via satélite é solução prática, mas muito mais cara
- Internet muito lenta? 4 truques para melhorar o wi-fi de casa
- Internet fixa bloqueada? Veja o que REALMENTE pode acontecer