A ciência já provou que existem diversos benefícios envolvidos no processo de passar um tempo consigo mesmo, acabando com o mito de que estar sozinho é sinônimo de fracasso ou rejeição.
Em um recente estudo sobre a solidão, cinco diferentes experimentos concluíram que fazer programas sozinho pode ser tão ou mais satisfatório do que acompanhado, contrariando até mesmo a ideia inicial dos voluntários, e que vergonha, insegurança e medo são apenas alguns dos motivos que afastam as pessoas de momentos de solidão.
Ciência confirma benefícios da solidão

Nos quatro primeiros testes, os pesquisadores entrevistaram voluntários sobre determinadas atividades e se eles preferiam realizar os programas sozinho ou acompanhados. No último experimento, as preferências foram colocadas em prática, em uma visita a uma galeria de arte, que os participantes fizeram em companhia de outras pessoas e de forma solitária.
Foi descoberto então que os participantes do estudo tinham a expectativa de ter maior diversão acompanhados, mas na verdade foram capazes de sentir o mesmo prazer no passeio quando dispensavam companhia.
Segundo os autores da pesquisa, o conceito inicial de que estar acompanhado é melhor do que estar sozinho vem da ideia de que pessoas solitárias são perdedoras e não têm companhia porque foram rejeitadas de alguma forma.
O fato deixa claro ainda que existe uma preocupação muito grande sobre o que os outros vão pensar. As pessoas acabam ignorando e desprezando programas solitários por questões sociais ou julgamentos de desconhecidos e deixam de aproveitar momentos solitários que poderiam garantir grande diversão e até mesmo autoconfiança e independência.
Fatos curiosos sobre a felicidade
- Estar em uma relação deixa as pessoas mais felizes que aumento salarial
- Como ser a pessoa mais feliz do mundo seguindo 6 ensinamentos de Harvard
- 10 maneiras comprovadas de se preocupar menos e ser mais feliz