Enquanto alguns dos filhos de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, são bastante conhecidos pelo público, há alguém muito importante na família que, desde sempre, optou por viver sob o máximo de discrição.
Apesar de muitos não saberem, a mãe de Pelé, conhecida como Dona Celeste, ainda é viva – e, em 2022, ano em que o eterno Rei do Futebol faleceu por complicações de um câncer colorretal, ela completou 100 anos de idade.
Mãe de Pelé tem 100 anos e era adorada pelo filho
Ao longo de sua carreira, Pelé acumulou prêmios, conquistas e se tornou conhecido no mundo todo tanto pelo futebol quanto por participação na política e em causas humanitárias.
Mesmo com todas as mudanças que vivenciou pela fama, porém, algo em sua vida permaneceu igual até o dia de sua morte: o amor por Dona Celeste, mãe do ex-jogador e de seus dois irmãos.
Muito presente na vida do filho, Dona Celeste sempre foi bastante discreta e faz raríssimas aparições, sempre nas redes sociais de alguém da família. No Instagram de Pelé, inclusive, o que não faltam são homenagens à mãe, feitas com belas palavras e fotos que mostram o quão próximos os dois foram até o fim da vida do Rei do Futebol.
“Para seus filhos, minha mãe é como um anjo sentado em nossos ombros, sempre encorajando a fazer o mais certo, ético e construtivo”, escreveu ele ao celebrar o Dia das Mães em 2018, declaração que foi acompanhada por uma linda e antiga foto dos dois.
Inclusive, em 2022, cerca de um ano após ser diagnosticado com câncer colorretal, Pelé foi internado e, em decorrência da doença, acabou falecendo – mas não sem antes poder celebrar a chegada da mãe à impressionante marca dos 100 anos.
“Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Tenho muito or ser seu filho. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe”, escreveu o ex-jogador na época.