Barriga pequena com 6 meses de gestação é normal? E depois? Médicos respondem

por | nov 17, 2016 | Gravidez e bebês

O mais comum e esperado por todos que cercam uma gestante é que, a partir do quarto mês, a barriga comece a crescer e os quilinhos extras apareçam. Algumas mulheres, no entanto, se deparam com uma situação diferente: baixo ganho de peso e barriga pequena na gravidez. As situações podem ser indicativas de algumas complicações, mas também podem ser causadas por fatores completamente normais.

Quanto uma mulher engorda na gravidez?

Shutterstock

De acordo com o ginecologista e obstetra Maurício Sobral, o ideal é que a mãe ganhe 1 kg por mês de gravidez, totalizando, em média, 9 kg no final. Este ganho, no entanto, não é progressivo e tende a ser menor nos primeiros quatro meses e maior e mais rápido nos últimos cinco. “Engordar na gravidez é um aspecto fisiológico, ou seja, inerente ao corpo da mulher e totalmente normal. Não é preciso que a mãe se preocupe com esses quilos extras, pelo contrário, é um sinal de saúde”, comenta o médico.

O que são os quilos?

Shutterstock

A explicação para o ganho de peso na gravidez, de acordo com o médico, tem relação com o ganho de gordura, aumento da retenção de líquido e, principalmente, com a gestação em si. Como explica Dr. Sobral, no final, é possível considerar que, do total, 3 kg mais ou menos é do bebê, 1/6 da placenta e 500 gr. do líquido amniótico.

Perder peso na gravidez é normal?

Shutterstock

Embora seja comum que as mulheres ganhem peso, alguma notam uma diminuição na balança nos primeiros meses. De acordo com a ginecologista Dra. Erika Guertas, da rede de consultórios Dr. Consulta, nos primeiros meses de gravidez pode até acontecer de a mulher emagrecer.

A explicação está relacionada principalmente a três fatores: perda de apetite decorrente dos enjoos, vômitos e mudança de hábitos alimentares. Além de sofrerem com desregulações estomacais, muitas mulheres, ao descobrirem a gravidez, mudam seus hábitos alimentares e passam a ingerir alimentos mais saudáveis, mudança que pode impactar no peso.

No entanto, é normal que isso aconteça até o quarto mês. Depois, o peso precisa aumentar. Na reta final, o baixo ganho de peso, especialmente abaixo de 3 kg, pode ser indicativo de alguma complicação envolvendo a formação dos órgãos do bebê ou emagrecimento severo da mãe, explica Dr. Sobral. “Baixo peso muitas vezes é um indício de que tem pouco líquido amniótico. Em alguns casos, o bebê pode ter algum problema de desenvolvimento dos órgãos e até cerebral. Ou, então, a mãe pode ter emagrecido e, ainda assim, ele ter se desenvolvido normalmente. É difícil, mas acontece”, comenta.

“O ganho de peso na gravidez deve ser controlado nas consultas de pré-natal. O obstetra avalia o peso e orienta sobre a variação”, explica Dra. Erika.

Barriga pequena na gravidez e normal?

https://www.instagram.com/p/BLyQ7USBENz/,

Outra característica relacionada ao crescimento do bebê é o tamanho da barriga. Embora não tenha relação direta com o ganho de peso – uma mulher pode ter uma barriga pequena e ganhar peso normalmente e gerando um bebê cheio de saúde – ela pode gerar curiosidade.

A ex-BBB Aline Gotschalg, a modelo norte-americana Sarah Stage e recentemente e ex-BBB Letícia Santiago chamaram atenção por isso. As três, durante a gravidez, tiveram barrigas pequenininhas. Os bebês, no entanto, sempre estiveram saudáveis.

De acordo com os especialistas, esta característica se deve a uma série de fatores e, embora também possa indicar alguns problemas, geralmente tem relação com as particularidades e hábitos das mães. “Depende da alimentação, da prática de exercício físico, da genética”, explica Dr. Sobral.

Tipo, quantidade, intensidade e tempo das atividades físicas praticadas antes da gestação, rigidez muscular, alimentação e genética podem influenciar diretamente no tamanho da barriga de uma grávida.

“É o obstetra que, durante o pré-natal, deve avaliar o peso da mãe e passar as orientações necessárias. Enquanto isso, é importante comer comidas saudáveis e variadas, pois o bebê agradecerá no futuro. E se, de repente, surgir um desejo especial, aproveite e coma, mas sem exageros”, recomenda Dra. Erika.

Barriga de grávida