Apesar de parecer incomum, muitos nomes gregos são conhecidos por nós
Muitos nomes conhecidos por nós e outros tão fortes e intensos quanto, porém menos usados, têm origem no idioma grego. São termos que representam símbolos e histórias humanas de heroísmo e superação, assim como alguns dos deuses gregos.
Conheça agora os nomes de inspiração grega com significados mais marcantes e cheios de homenagem para escolher.
Nomes fortes para bebês
Nomes gregos femininos
Catarina: além de ser o nome de uma mulher que se tornou santa ao ser torturada por se recusar a fazer parte de rituais pagãos, ainda significa, em grego, “mulher pura e casta”.
Gaia: é a Mãe Terra na mitologia grega. O nome indica uma mulher forte, dona do mundo e com grande capacidade geradora, que será uma grande mãe.
Helena: representa “a reluzente”, “a resplandecente”. Com origem no nome grego Heléne, a partir de heláne – que significa “tocha”, o termo hélê quer dizer “raio de Sol”. Por isso, o significado de Helena seria “a reluzente” ou “a resplandecente”.
Irene: com origem na palavra grega “eirene”, que quer dizer paz, o nome tem sua variação para indicar “aquela que traz a paz” ou “pacificadora” e ainda era a personificação da deusa grega da paz.
Júlia: significa “fofa”, “macia”, “jovem” ou “filha de Júpiter”. O nome originado no latim Julius, que deriva do grego Ioulos, que quer dizer “fofo” ou “macio”, em referência à jovialidade, significando por extensão “pessoa jovem”. Há ainda outra vertente que acredita estar relacionado ao deus romano Júpiter e signifique “filha de Júpiter”.
Larissa: do grego Lárissa, quer dizer literalmente “da acrópole”. Mas também pode ser referir a alguém “da cidadela” ou ainda “linda” e “adorável”.
Maia: o significado é “grande” ou “mãe”, “aquela que dá a vida”. Também remete à Deusa da mitologia grega que reinava na primavera e deu origem ao nome do mês de maio e indica fertilidade da terra e a possibilidade do renascimento.
Thaís: significa “aquela que é contemplada com admiração”, “aquela que é contemplada pela sua formosura” e foi herdado do do latim. Tornou-se popular através da variante francesa Taïs,
Julia e Juliana: o nome Juliana é a versão feminina de Juliano, que tem origem no latim Iulianus, uma forma relativa de Júlio. Provavelmente do grego iolous, que quer dizer “barba rala, felpuda, macia”, o nome Júlio chegou até a língua portuguesa a partir do latim Julius.
Sophia e Sofia: Sofia surgiu a partir do grego sophia, que significa literalmente “sabedoria”. Pode ser traduzido também como santidade ou “a sábia” em sua forma feminina.
Nomes gregos masculinos
Alexandre: significa “protetor do homem”, “defensor da humanidade”, “o que repele os inimigos”. Tem origem a partir do nome grego Aléxandros através da junção do verbo aléxo, que significa “repelir, defender ou proteger”, e do vocábulo andrós, que quer dizer “homem”. Por isso, traduziria “o que protege os homens, defensor da humanidade” ou, por extensão, “o que repele os inimigos”.
André: significa “másculo”, “viril”, “masculino”. É um nome masculino que tem origem no grego Andreas, calcado no elemento andrós, que significa “homem”, “másculo, viril”. Chegou ao português através da versão francesa que é escrita da mesma forma.
Apolo: o nome significa provavelmente “força”, mas sua origem é incerta. O nome Apolo vem do grego Apóllon, que pode ter várias origens.
Aquiles: significa “glorioso”, “luto do povo”, “aflição” ou “mágoa da nação”. Aquiles é um nome que se originou a partir do grego Achilleus ou Akhilleus, formado pela junção das palavras akhos, que quer dizer “dor”, “sofrimento”, “luto” ou “aflição”; e laos, que significa “nação” ou “povo”.
Dionísio: de origem grega e com significado de “espírito das águas”, o nome ainda é o mesmo do deus do vinho, segundo a mitologia grega.
Heitor: é um nome de origem grega (Héktor) que significa “o que aguenta”, no sentido de tenacidade. Na mitologia, era o nome de um grande e afamado guerreiro que esteve presente da Guerra de Troia, sendo um dos heróis da Ilíada, de Homero.
Hélio: tem origem no grego Hélios, que quer dizer literalmente “sol”. Hélio era também o nome da divindade do sol na mitologia grega, normalmente representado como um homem de cabelos louros e rosto resplandecente.
Hermes: com significado de “espírito da vida”, o nome vem do grego “hermês” e, pela mitologia, era um dos deuses do Olimpo.
Lucas: vem de Loukás, o termo afetivo de Loukanós e significa “o luminoso” ou “iluminado”.
Nicolas: tem origem no nome grego Nikólaos (Nicolau, em português). É o resultado da junção dos elementos níke, que significa “vitória”, e laos, que significa “povo”, da qual resulta “vitorioso”, “o que vence com o povo”, “o que conduz o povo à vitória”.
Pedro: com origem no nome grego Pétros, este a partir da palavra petra que significa literalmente “pedra, rochedo”. Pedro é um dos nomes próprios mais difundidos no mundo todo e está presente em vários idiomas.
Téo: além de uma abreviação de Teodoro, o nome tem origem grega pela palavra “théos”, que significa “Deus”.
Thor: na mitologia nórdica, era o nome do deus do trovão, com poderes divinos de força e proteção.