Pediatra ensina macete em 4 etapas para fazer o filho cair no sono na hora certa

Sono de criança não é importante só para que ela fique bem-humorada e bem-disposta no dia seguinte. O crescimento, a regulação hormonal e a fixação dos conteúdos aprendidos durante o dia também dependem da qualidade das noites.

Para ajudar famílias que enfrentam dificuldades em colocar os filhos para dormir, a pediatra Priscila Zanotti Stagliorio, de São Paulo, criou um macete denominado de “rotina do sono”.

Simples, ele tem o intuito, além de fazer com que o corpo se habitue a dormir em determinado horário, ainda desacelerar, aos poucos, o corpinho e a mente dos pequenos, fator que contribui para um sono mais tranquilo e revigorante.

Como colocar a criança para dormir: rotina do sono

Vix Brasil

Depois de escurecer a casa, dar um banho quente, escovar os dentes e colocar para fazer xixi e deitar na cama junto com os pequenos, além de ler uma historinha ou colocar uma música tranquila e relaxante, a mãe ou o pai pode fazer uma massagem ou ficar trocando carinhos até que eles durmam.

A rotina precisa ser coloca em prática por vários dias, mesmo que demore um tempo para surtir efeito. Toda mudança de hábito e rotina requer paciência.

Quantas horas uma criança deve dormir

A fase mais difícil para fazer a criança dormir é entre os primeiros anos de vida até ao cinco anos de idade, período que o corpo ainda está aprendendo a ter rotina.

Segundo pesquisas da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, crianças entre um e dois anos devem dormir entre 09 a 15 horas por noite. Parte desse tempo pode ser divida em um cochilo durante o dia.

Já as crianças maiores, dos 03 aos 05, devem dormir entre 10 e 13 horas por dia, somando a noite e os cochilos. Dormir menos de 7 horas é absolutamente contraindicado até os 18 anos.

Que horas ela deve ir para a cama?

De acordo com a pediatra, embora os horários devam ser ajustados de acordo com a rotina da família, 20h30 é uma boa hora finalizar a última refeição da criança e começar a aplicar a “rotina do sono”.

Sono infantil