Cérebro da aranha não fica só na cabeça (e lugar onde ele se aloja é surpreendente)

Existem diversas espécies de aranha. Em geral, todas elas podem ser consideradas pequenas. Algumas são tão minúsculas que têm a cabeça do tamanho de uma semente. Mas, tamanho também não é documento no reino animal. Esses  artrópodes têm habilidades impressionantes de caça e ainda fazem um movimento de dança de acasalamento capaz de tirar o fôlego de seus pares. 

Inteligência exige cérebro grande

O cérebro da aranha não cabe na cabeça e, por isso, se divide por outras partes do corpo, principalmente nas pernas.

Pois é, para solucionar a falta de espaço, algumas pequenas aranhas têm neurônios em todo o comprimento das pernas. Os cientistas descobriram que os sistemas nervosos centrais das aranhas menores enchem quase 80% da sua cavidade corporal total, incluindo até 25% do espaço dentro de suas pernas.

istock

As aranhas são muito inteligentes e executam tarefas complexas. Ou seja, para serem capazes de construir teias e até mumificar as presas, as aranhas precisam de um sistema nervoso elaborado. Mas elas não têm muito espaço em seus corpos minúsculos e suas células cerebrais não cabem na “cabeça”, então, precisam ficar alojadas em outras partes do corpo.

Em geral, as aranhas têm um corpo dividido em duas partes em que a cabeça e o tórax são fundidos em um grande segmento chamado de cefalotórax. Insetos, por outro lado, têm uma cabeça separada, um tórax separado e um abdômen separado. Isto significa que, nas aranhas, há muito mais fusão do sistema nervoso que na maioria dos insetos.

Novas curiosidades animais