A cutícula é uma barreira natural de proteção das unhas. O ideal é tentar não retirar as cutículas profundamente, nem cutucá-las já que o hábito pode trazer prejuízos à matriz da unha, causando deformações e até problemas mais graves como inflamação por agentes contaminadores. Pensando nisso, a especialista em beleza, Luzia Costa, resolveu listar cinco benefícios de fazer a manicure sem usar o alicate. Confira:
Cuide das cutículas sem alicate
1. Para ter unhas mais saudáveis
Tirar as peles das unhas mais conhecidas como cutículas, acaba com a proteção natural deixando o organismo totalmente suscetível a contrair alguma infecção com os cortes ocasionados pelo alicate. Além disso, o esmalte é um dos principais vetores de fungos e bactérias. Fique atenta.
2. Para que a pele não cresça e “arrepie”
Quanto mais você tira o excesso, mais a cutícula tende a crescer. A solução é evitar a prática de corte e, assim reduzir as chances de machucar e até deformar as unhas. Sem removê-las, as cutículas param de crescer tão rápido e aos poucos voltam a ter um aspecto natural.

3. Para evitar unhas onduladas e manchadas
Como a cutícula é uma proteção, sem ela tende a surgir manchas brancas, além de ondulações ocasionadas pelo enfraquecimento das unhas, perdendo aquele aspecto lisinho e bonito.
4. Para reduzir o tempo de manicure
Sem tirar a cutícula, a facilidade em deixar as unhas prontas é muito maior. É só o tempo de retirar o esmalte e aplicar o próximo. E pronto!
5. Para prolongar a vida útil da mão feita
Você vai ter unhas mais bonitas por muito mais tempo. O processo de manter as cutículas deixa a unha mais fina mantendo o aspecto natural por mais tempo. Outra dica é usar cremes para hidratá-las diariamente.
Dicas para quem “faz a mão”
- Descubra: 9 coisas que você faz e sua manicure detesta
- Como fazer unhas perfeitas em 5 passos. Experimente sozinha
- Para ter unhas mais fortes: Os segredos da manicure das famosas