Paraolimpíadas ou paralimpíadas: Tem certo e errado? Quem define?

“Para” + “Olimpíadas” é o nome da versão dos Jogos que foi adaptada para atletas com alguma deficiência física ou sensorial. Nascida em 1960, em Roma, na Itália, o evento tem o nome oficial em inglês, “Paralympics”. Qual o termo certo a ser usado em português, então: Paraolimpíadas ou Paralimpíadas?

Até 2011, o nome oficial utilizado pela tradução do termo em inglês para o português do Brasil, era mesmo “ Paraolimpíadas”, assim como os atletas eram chamados de paraolímpicos. Mas, depois dos Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México, em 2011, o CPI (Comitê Paralímpico Internacional) resolveu padronizar a palavra.

Segundo entrevista dada ao site de notícias da BBC, o CPI informou que o nome é o mesmo, usado desde 1989, quando foi fundado, e que o correto é que ele seja traduzido para “Paralimpíadas”.

Significado das Paralimpíadas

Getty Images

A origem da palavra ainda é controversa. Apesar do Comitê afirmar hoje que o termo é uma junção de “paralelo” + “olimpíada”, no sentido de que acontece em paralelo às Olimpíadas, alguns afirmam que, na verdade, o “para” vem de “paraplégico”.

No Brasil, o termo “Paraolímpiadas” foi usado por questões linguísticas, e a alteração para “Paralimpíadas” ainda é motivo de discussão. De acordo com as regras da língua portuguesa, o certo é “Paraolimpíadas”. Isso porque ao somar as palavras “para” e “olimpíadas”, a supressão da vogal da segunda palavra não existe.

O que pode acontecer é a retirada da vogal da primeira palavra, como por exemplo em “planalto” (plano + alto), ou ainda a permanência das duas vogais, como em “hidroelétrica” (hidro + elétrica). Por isso que alguns veículos de comunicação optam pela palavra “Paraolimpíadas” ainda com a decisão da CPI. E você, o que acha?

Jogos Paralímpicos 2016: ingressos, história e expectativas para o Brasil