Guia para alimentar seu bebê dos 12 aos 24 meses: o que dar de papinha e como?

Se durante os primeiros seis meses de vida o bebê necessita apenas do leite materno para garantir seu desenvolvimento, os próximos podem ser bastante desafiadores para os pais que deverão ficar atentos a tabelas nutricionais, ingredientes e quantidades. O acompanhamento com um pediatra nesta fase é essencial para tirar dúvidas e conhecer as melhores formas de alimentação.

Entre os 12 e 24 meses de vida, porém, algumas informações são básicas e podem ajudar a selecionar os alimentos e nutrientes que a criança precisa consumir, assim como a forma de preparo de papinhas. Conheça algumas dicas:

Como alimentar o bebê de 12 a 24 meses

Shutterstock

Entre 1 e 2 aninhos a criança já pode começar a entrar em contato e utilizar a colher, mesmo sem grandes habilidades. Neste período os riscos de sufocamento e engasgos ainda existem e, portanto, os pequenos precisam ser monitorados durante as refeições. Confira abaixo os alimentos permitidos e indicados para bebês de 12 a 24 meses:

  • Leite integral (1 a 1 ½ xícara) e outros produtos lácteos, como queijo suave pasteurizado, iogurte integral (1 xícara) e queijo cottage (30g).
  • Cereais enriquecidos com ferro, como aveia, trigo e cereais mistos.
  • Frutas, como melão, mamão, damasco e toranja. Cerca de 1 xícara, cortadas em pedaços bem pequenos.
  • Legumes, como brócolis e couve-flor cozidos, cerca de 1 xícara.
  • Alimentos fontes de proteínas, como ovo, tofu, feijão, pequenos pedaços de carne vermelha, aves e peixe sem espinhas.
  • Sucos completamente naturais e não industrializados de frutas cítricas e não cítricas.

Gravar choro do bebê:  Como esse truque poder ajudar a acalmar a criança?