O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Embora não percebamos, a Terra gira ao redor de si própria a uma velocidade aproximada de 1.700 quilômetros por hora na linha do Equador.

Caso a parada da Terra fosse brusca, tudo que vive sobre ela sairia voando, desde todos os animais (incluindo, claro, nós, humanos), até nossas construções e os oceanos… Tudo seria deslocado violentamente, inclusive a nossa atmosfera. Ou seja, seria impossível a continuação da vida tal qual a conhecemos.

E se a Terra parasse lentamente?

Istock

Porém, existe a possibilidade de essa redução ocorrer lentamente, até a parada total. Neste caso, iríamos sobrevivendo com dificuldades a uma série de intempéries e problemas incalculáveis. Só para se ter uma ideia, metade da Terra passaria 6 meses vivendo de noite, enquanto a outra passaria o mesmo período à luz do dia.

E que luz. Sem a proteção da camada magnética da Terra, as partículas e raios nocivos do sol nos acertariam em cheio – provocando inúmeras doenças. O ar passaria a ficar insuportável, e os oceanos deixariam de respeitar as marés, alagando diversas regiões.

No campo da tecnologia e da comunicação, os satélites perderiam boa parte de suas funções, já que eles estão calibrados para acompanhar a rotação terrestre. A orientação via GPS, por exemplo, ficaria totalmente confusa e voos comerciais enfrentariam graves incidentes.

Fenômenos naturais que acontecem no céu