7 rios e mares singulares do ponto de vista científico

A natureza se manifesta das formas mais curiosas possíveis. Rios e mares são, normalmente, águas correntes ou estacionadas, extremamente comuns no mundo inteiro. Contudo, alguns deles possuem características que os tornam únicos, em sua formação ou conteúdo.

Os rios e mares mais exóticos do planeta são objeto de estudo da ciência, que busca compreender suas condições. Alguns são até perigosos, e não são próprios para banho, informação importante para turistas.

Conheça a seguir os 7 rios e mares mais exóticos do mundo:

Veja também:

9 belezas naturais que não parecem de verdade

Rio Fervente – Peru

O rio escondido na Amazônia peruana é um velho conhecido dos indígenas locais. Conhecido também por ‘Shanay-timpishka’, ele atinge cerca de 85°C, pouco abaixo da temperatura de ebulição da água. O rio emana colunas de vapor e é resultado das vias geotérmicas originadas por vulcões no passado. O local é protegido por um xamã, líder espiritual, e faz parte do complexo de águas curativas Santuario Healing.

Lago Don Juan – Antártida

O lago parece impossível de existir. Ele possui nove quilômetros de extensão e está localizado entre grandes montanhas de gelo. Lagos normais congelariam sob temperaturas glaciais, mas o Don Juan só consegue enfrentar o frio por ser extremamente salgado, com 40% de salinidade.

Rio Negro – Brasil

Shutterstock

No complexo da Amazônia, um dos afluentes mais famosos é o Rio Negro, o maior rio de coloração escura do mundo. Ele se encontra com o Rio Solimões, de cor clara, e quando finalmente se misturam eles formam o Rio Amazonas. A explicação para a cor do Rio Negro está na alta concentração de ácidos húmicos e fúlvicos, resultado da decomposição do húmus do solo que vai parar no rio.

Rio Puerto Princesa – Filipinas

Shutterstock

O Puerto Princesa é o maior rio subterrâneo navegável do mundo. Ele possui 8 quilômetros de extensão e desemboca no Mar da China. Vários animais habitam o interior da caverna, e a grande quantidade de morcegos deixa um aroma desagradável aos turistas.

Rio Caño Cristales – Colômbia

Também conhecido como arco-íris, o rio nasce nas montanhas de Macarena, na Colômbia. O fundo do rio possui cinco cores em sua extensão, explicadas pela presença de algas e corais.

Lago das Águas-Vivas – Palau

Shutterstock

O pequeno arquipélago da Oceania possui um lago curioso, repleto de águas-vivas. Ele fica em uma ilha inabitada de Palau e possui água salgada. Acredita-se que o lago foi formado há mais de 12 mil anos, a partir de um desnível do mar, que ‘prendeu’ os animais na formação rochosa da ilha. Embora seja grande o número de águas-vivas, elas são imperceptíveis aos humanos, por serem muito pequenas.

Lago Medicine – Canadá

Shutterstock

Durante o verão, o lugar parece um típico lago cercado por montanhas, mas no outono ele começa a sumir, até desaparecer por completo. O motivo continuou um mistério até os anos 70, pois o canal de drenagem da água não é visível. O calor derrete as geleiras das montanhas e enche o rio, com um volume superior ao que as rochas conseguem escoar. Na mudança de estação, a água começa a evaporar e o fundo drena toda a água para um canal subterrâneo, o que faz com que o rio desapareça.