Quando se fala em animais venenosos, o que vem à cabeça são cobras ou insetos. Raras vezes esse termo é associado a animais mamíferos. E são poucos mesmo os animais desta condição que produzem veneno. Algumas teorias explicam que isto acontece porque o veneno serve para paralisar a presa, mas como os mamíferos modernos possuem dentes e garras e podem matar sua vítima com maior agilidade, o veneno não se mostrou mais necessário. Veja a seguir se você já conhecia algum destes 5 mamíferos venenosos:
Confira também:
5 animais que você não sabia que poderiam te matar
#1 Lóris lento

A mordida deste animal, ainda que ele tenha estes olhos grandes e fofos, pode fazer muito mal. Eles possuem uma glândula no braço, que, misturada à saliva, pode produzir um reação alérgica grave. O animal já entrou na lista de traficantes de animais exóticos e está cada vez mais ameaçado.
#2 Musaranho

Existem várias espécies de musaranhos, mas poucas delas são venenosas. O musaranho se alimenta de animais menores que ele e usa o veneno para manter insetos e pequenos mamíferos em um estado de coma por longos períodos, para conseguir armazená-los.
#3 Almiqui

Os almiquis são parentes próximos dos musaranhos e estão quase extintos. Habitam regiões de Cuba e da Espanha e possum uma saliva tão venenosa, que pode matar cachorros de pequeno porte. O veneno é um mecanismo de defesa do animal e também é usado para a alimentação com pequenos insetos.
#4 Toupeira

Esta espécie também usa o veneno para paralisar as presas e mantê-las vivas para comer por algum tempo depois de capturadas. As toxinas da sua saliva são eficazes para paralisar vermes, um de seus alimentos preferidos.
#5 Ornitorrinco

Raros e estranhos, os ornintorrincos machos possuem glândulas de veneno nas patas traseiras. Sua principal utilidade é para a época do acasalamento, quando protege seu território de outros machos. Ele pode causar uma das piores dores sentidas pelo ser humano, que pode durar meses.
Leia também:
Procura-se abelha invasora; 5 curiosidades do inseto mais temido do Brasil