O que é a gravidade?

ISTOCKPHOTO/THINKSTOCK

Na verdade, não sabemos concretamente. No entanto, chamamos assim a força que atrai a dois corpos, um até o outro. É a força que faz com que as coisas caiam e também é a mesma que faz com que os planetas orbitem ao redor do sol. Trata-se de uma das quatro interações elementares do universo e quanto maior o objeto, maior será esta força e maior atração gravitacional haverá. 

Dito de outra forma, podemos definir a gravidade como um campo de influência porque assim o observamos no universo e apesar de muitos cientistas assegurarem que tem uma composição afirmando que está feita de partículas que viajam à velocidade da luz, em realidade não sabemos nem o que é nem como está composta realmente. Só sabemos como se comporta.

ISTOCKPHOTO/THINKSTOCK

Como se importa a gravidade?

O que até agora pudemos descobrir acerca do comportamento da gravidade ou dos efeitos que esta força provoca é que gera uma força de atração entre duas massas, dois corpos ou duas partículas. Longe de ser uma força que só atue entre os objetos e a Terra, a força de gravidade se encontra em todo o universo. 

Um de nosso cientistas favoritos, Sir Isaac Newton (1642-1727) disse que, para que a velocidade e a direção de um objeto mudem, é necessária uma força determinada. Do mesmo modo, descobriu que uma força chamada gravidade era responsável pela queda das coisas, seja uma maçã, um ser humano ou qualquer outro objeto. Assim Newton foi capaz de demonstrar como essa força é a que por sua vez mantém os homens e os animais presos à Terra enquanto ela gira, além de deduzir que esta força existe entre todos os objetos e corpos por igual. 

ISTOCKPHOTO/THINKSTOCK

A lei de gravidade universal de Newton é uma forma matemática de descrever como os corpos se atraem entre si, ou seja, como funciona a gravidade entre os corpos. A equação gravitacional manifesta que a força da gravidade é proporcional ao produto de duas massas (m1 e m2) e inversamente proporcional ao quadrado da distância ( r ) entre seus centros de massa. Desta forma, a partir da matemática o vemos assim:

F=Gm1m2/r2

G é a constante de gravidade e tem um valor de 6,6726 x 10-11 m3 kg 1 s-2. O efeito da gravidade se estende então desde cada objeto no espaço em todas as direções e a uma distância infinita. No entanto é importante ter em conta que a força da gravidade se reduz fácil e rapidamente à medida que aumenta a distância. Nenhum de nós é consciente da força de gravidade que o Sol exerce sobre o nosso planeta e isso se deve à pouca distância que existe entre a Terra e o grande astro. No entanto esta força é a que mantém nosso planeta orbitando no Sistema Solar e é a mesma força que mantém a Lua orbitando a Terra. Tampouco somos conscientes da gravidade lunar, mas podemos apreciar seu comportamento se percebemos os efeitos que ela produz nas marés.