Entenda em 7 fatos por que você vira um canibal se ficar sem comer

Thinkstock

Ainda existem aqueles que acreditam que se ficarem sem comer, ou se comerem menos, vão queimar mais gordura e emagrecer mais rápido. É mais ou menos isso o que acontece, mas isso não significa que o método seja bom. Ficar sem comer pode levar o corpo a ter reações de desespero e agir de forma louca como comer a si mesmo. Entenda em 7 fatos a seguir como isso acontece:

Leia também: Veja em 5 etapas o que o McDonald’s faz com seu corpo

1. Geração de energia

Durante as primeiras 6 horas sem comer, nada de extraordinário acontece. O corpo se mantém graças às reservas de de glicogênio, uma molécula que decompõe em glicose e proporciona a energia necessária para que o corpo possa executar suas funções. A glicose é o combustível para que todas as células possam funcionar.

2. Quando surge a fome

Thinkstock

Da energia gerada, 25% vai só para o cérebro, enquanto o resto vai para os músculos, tecidos e glóbulos vermelhos. Mas depois desse período, as reservas de energia se esgotam, o cérebro fica sem a energia necessária e aí surge a fome, mau humor, as irritações, a raiva e até a perda do libido. O corpo entra então num estado metabólico chamado cetose, e começa a decompor a gordura corporal em ácidos graxos para obter energia.

3. Outros sintomas

Thinkstock

Neste período, a fonte de energia deixa de ser os carboidratos e passa a ser a própria gordura armazenada no corpo. A energia produzida funciona apenas por um tempo, mas o cérebro continua precisando da glicose a acaba funcionando com apenas 75% da sua capacidade. O sistema cognitivo começa a ficar debilitado.

4. Aviso do cérebro

ThinkStock

O interessante é que você não precisa estar morrendo de fome para já ter entrado no estado da cetose. Trata-se de um estado metabólico frequente em atletas de alto rendimento, por exemplo, ou pessoas que fazem dietas com valores muito baixos de carboidratos. Então, quando a fome vem, quer dizer que seu corpo já está pedindo alimentos para gerar energia, sem ter que fazer isso das suas reservas.

5. Autocanibalismo

Thinkstock

Depois de 72 horas sem comer, vem a pior parte, porque a glicose liberada pela quebra da gordura é larga demais para cruzar a barreira de sangue e chegar ao cérebro. Para continuar funcionando, ele envia a ordem de decompor as proteínas dos músculos em glicose. Basicamente, sem alimento, o corpo começa a comer a si mesmo. É o chamado autocanibalismo.

6. Morte

Thinkstock

Depois de uma ou duas semanas sem comer, o sistema imunológico fica deteriorado e não consegue combater nenhum tipo de infecção e fica vulnerável a doenças. A causa da morte mais comum em pessoas que são privadas de alimentos é a arritmia ou ataque cardíaca. Os tecidos do coração ficam fracos demais para bombear sangue para o resto do corpo e começam a parar.

7. Tempo de vida

ThinkStock

A sobrevivência está diretamente relacionada com o nível de hidratação do corpo e a quantidade de gordura armazenada que seu corpo possui. O tempo médio que uma pessoa pode ficar sem comer é de 3 semanas. O tempo máximo documentado até o momento foram cerca de 70 dias.

Veja também: Você não sabia, mas batatas podem matar; veja lista