
É impossível negar o quanto é chato ter que sempre ligar o PC e esperar o sistema iniciar. Por essa razão, muitos acabam deixando o computador ligado por muito tempo.
Pode deixar o pc ligado direto?
Essa prática tem suas vantagens e desvantagens. Deixar o dispositivo sempre ligado pode evitar que as variações de temperatura danifiquem as peças internas, por exemplo. A mesma regra funciona se deixar o dispositivo sempre desligado. Então, o melhor é variar de acordo com a frequência de uso.
Mas deixar o computador sempre ligado pode gerar um risco de superaquecimento da máquina, que acontece por causa do mau funcionamento ou insuficiência do cooler, que ventila o dispositivo. Isso sem contar que alguns procedimentos importantes dos sistemas operacionais são realizados justamente durante a reinicialização do sistema.

E então, o que fazer?
Segundo o suporte da Apple, não tem problema que o computador fique ligado direto, mas é recomendado que o notebook seja desligado de vez em quando. Eles fizeram uma analogia com o ser humano: imagina ficar 24h acordada por vários dias? Em algum momento é necessário descansar. E, apesar de ser uma máquina, o procedimento é o mesmo.
Isso acontece não só porque os componentes internos do notebook precisam parar por algum tempo, mas porque deixar a bateria conectada no carregador por muito tempo também pode estragar a sua vida útil. Cada bateria possui uma duração limitada e uma quantidade de vezes que ela pode ser carregada. No Mac, por exemplo, ela suporta cerca 1000 ciclos completos de carga.

A mesma orientação é dada pelo suporte da Samsung e pela Dell. Segundo as fabricantes, carregar o dispositivo durante mais de uma semana pode sobrecarregar e diminuir a vida da bateria. É normal que algumas partes do notebook se desgastem com o tempo e com o uso. Então, quanto mais tempo o notebook permanecer ligado, mais estará se exigindo dos seus componentes.
E isso vale para as opções de “Suspender/Repouso/Hibernar”. Apesar de diminuir a energia de uso do processador e da bateria, todo o dispositivo ainda está em funcionamento, então é como se ele estivesse ligado, ainda que de forma parcial. Então, o ideal é o equilíbrio: não deixar o computador ligado direto, mas não ficar desligando com tanta frequência.
Conhecendo seu PC: 6 coisas que você precisa saber sobre a memória do seu computador