Protocolo faz ter unhas de salão e até reduz tamanho das cutículas: aprenda os 6 passos!

Para muitas mulheres, manter as unhas bem cuidadas em casa é quase uma missão impossível. Poucos dias depois de fazê-las, é comum que a cutícula volte a crescer necessitando de uma manicure completa semanalmente.

No entanto, uma influenciadora desenvolveu um protocolo capaz de reduzir o crescimento da cutícula e facilitar a manutenção.

Como ter unhas bonitas?

Fazer as próprias unhas foi uma coisa que Daniele Honorato, dona do blog Unha Bonita, aprendeu ainda quando nova com uma tia. Como roía as unhas, isso serviu para que ela começasse a cuidar delas e parasse com a mania.

Mas assim como todas as brasileiras, ela era adepta de tirar bastante as cutículas. “Me machucava, minha pele sempre foi muito sensível, mas era como todo mundo aprendia a fazer as unhas”. Foi em 2009, então, que ela descobriu que em muitos países essa não era uma prática comum e começou a desenvolver o seu método.

Apelidado de PI, parte da sigla para Protocolo de Iniciação de Cuidados com as Cutículas, tratam-se de procedimentos que cuidam das unhas e preparam a pele para um resultado perfeito.

“Ele consiste em limpar apenas o excesso de cutículas, sem mexer na estrutura delas. O palito precisa deslizar por todo o contorno das unhas sem nenhuma trava. Apenas onde travar, é onde você corta com o alicate”, resume. O protocolo é o seguinte:

PI: Unha Bonita

1º passo: Aplique amolecedor de cutícula em um dedo de cada vez e, sobre ele, coloque capinhas de algodão embebidos em água morna e sabonete por cerca de cinco minutos.

2º passo: Após os cinco minutos, retire a capinha e empurre as cutículas suavemente com uma espátula para marcar bem o contorno. Enquanto faz o 2º passo em uma das unhas, você inicia o 1º na próxima (é uma forma de sincronizar o protocolo).

3º passo: Esfregue uma escova de cerdas firmes sobre a cutícula para ajudar a levantar a pele.

4º passo: Com um palito trace o contorno da cutícula. Caso o palitinho enrosque em algum ponto, use um alicate para cortar apenas a pele desse local.

5º passo: retire todas as outras pelinhas que tiverem levantado.

6º passo: Hidrate a cutícula também as unhas. Veja cada passo na galeria de fotos abaixo:

https://www.instagram.com/p/By5s8QanaND

Para a influenciadora, o maior erro da pessoa está exatamente na hora de cortar as peles: “Querer afundar o alicate, mexer na estrutura, se machucar. Ou, ficar com medo de cortar e deixar algumas peles sem cortar. O PI é uma limpeza”.

No entanto, para quem segue os passos, os benefícios são muitos como os de ver as cutículas diminuírem, menor risco de se machucar e de infecções.

“Minhas cutículas eram enormes, quando comecei o método, elas foram diminuindo muito”. Daniele lembra que quanto mais se tira a cutícula, mais ela tende a crescer.

O que é bom para hidratar as cutículas?

Unhas da repórter após o PI (Protocolo de Iniciação de Cuidados com as Cutículas)
Rebeca Tosta/VIX

Um dos pontos que Daniele mais sinaliza é a importância de manter a hidratação das unhas. Por isso, um produto especializado para essa região tende a atuar melhor por cuidar da pele e não sair a cada lavada.

Ela chegou até a desenvolver uma mistura de óleos vegetais em canetas para cuidar da área.

O hidratante deve ser aplicado durante o PI, mas também entrar para a rotina diária. No entanto, é preciso um cuidado: antes de esmaltar é necessário retirar o excesso dele sobre as unhas com um removedor.

Tendência de unhas