A mulher de 30 é admirada e festejada na literatura, música e nas conversas masculinas, por aliar a beleza ao charme e à sensualidade. Tendo já adquirido certo conhecimento sobre suas “armas”, ela sabe como se vestir, maquilar-se, andar e falar com graça, sabe o que lhe fica bem! Se por um lado, pode ter perdido parte do frescor dos 20, ela sabe (ou deveria saber) como é importante o conjunto, a postura, a confiança na própria aparência, o movimentar-se femininamente. Isto vale muito mais do que a perfeição em detalhes.
Ela tem noções sobre alimentação e exercícios, já leu algo sobre cuidados com a pele, perdeu a excessiva timidez ou a insolente arrogância da adolescência. É importante que ela conheça seus pontos vulneráveis, sem que isso lhe aflija, apenas lhe ajude a tomar providencias para manter a saúde e sentir-se sempre bem e feliz.
Ao chegar aos 30 anos, até por ser uma data simbólica, a mulher tende a se observar detalhadamente no espelho. A pele nesta idade mostrará muito dos eventos passados: poderá ter alterações do colágeno decorrente das exposições solares, acúmulos de melanina (pigmentos) em determinadas regiões mais expostas. A ação da gravidade nestes 30 anos poderá começar a evidenciar uma leve “queda” das estruturas no rosto e no corpo, o cigarro poderá ter estreitado os vasos, diminuindo a nutrição sanguínea, ocasionando perda de viço, olheiras, celulite.
De acordo com o cuidado que teve nos últimos 10 anos, ela poderá perceber algumas alterações em maior ou menor grau;
– Manchas persistentes após a temporada de praia
– Sensação ressecada perto dos olhos e lateral a face
– Primeiras ruguinhas na lateral dos olhos
– Olheiras
– Vincos se iniciando, do nariz até os cantos da boca
– Poros dilatados no centro da face
– Celulite
– Estrias e leve flacidez na lateral dos quadris
– Menor volume de cabelo
Principais cuidados que uma mulher com trinta anos deve começar a ter com a pele:
– Não fumar! O cigarro estreita os vasos, diminui a nutrição e “come” o colágeno, levando às rugas, palidez, olheiras, celulite e queda de cabelo.
– Filtro Solar diário (fps 12 ao menos), misturado aos hidratantes, para evitar o desgaste que a radiação ultravioleta causa. Na praia e piscina, caprichar com FPS 30 no rosto!
– Cuidar melhor da alimentação: já não se gasta calorias facilmente como aos 18 anos! Saladas, legumes, proteínas devem ser a base da dieta, com menor teor de carboidratos.
– Não sacrificar os cabelos no altar dos modismos: exageros em reflexos e alisamentos cobram um alto preço, menos cabelos a cada ano!
Poderosos aliados:
– Cremes com ácido glicólico, ácidos de frutas, vitamina C refinam e dão brilho.
– Cremes com ácido retinóico, receitados pelos dermatologistas, para dar viço, vitalidade, estimular a produção de colágeno, apagar as primeiras rugas e as manchas.
Tratamentos especiais em clínicas dermatológicas podem ser realizados quando se deseja correção e aprimoramento ainda maior da aparência.
– Limpezas de pele – purificam e renovam a pele da face, ideal para pele mistas e oleosas.
– Peelings seriados suaves – de ácido retinóico ou glicólico, que provocam descamação discreta, mas dão brilho e vitalidade. Podem ser feitos em poucos minutos, sem que ninguém perceba.
– Botox (toxina botulínica) – usado no tratamento e prevenção das rugas especialmente da testa e lateral dos olhos. Seu efeito lifting, erguendo levemente as sobrancelhas, elimina o ar cansado.
– Preenchimentos – úteis nos sulcos que vão do canto do nariz ao canto da boca e no aumento de volume dos lábios. Há diversos materiais disponíveis.
– Quantum (equipamento de luz pulsada e laser) – atenua muito as olheiras, manchas, dá firmeza e frescor à pele.
– Accent – nova tecnologia de radiofreqüência, para celulite e flacidez.
Aos 30 anos, a mulher atinge uma fase esplêndida de sua vida, em que beleza e personalidade a tornam irresistível…