Entre 1870 e 1920, período conhecido como a “Grande imigração” no Brasil, cerca de 1,4 milhão de italianos chegaram ao país em busca do sonho de uma nova vida e firmaram raízes que perduram até hoje. Por isso é tão comum encontrar em várias regiões brasileiras pessoas com sobrenomes originários da Itália.
Nossos sobrenomes são passados a nós pela família e, normalmente, desconhecemos sua verdadeira origem. Se você tem ascendência italiana, vai gostar de saber como “nasceram” os 12 sobrenomes italianos mais comuns no Brasil.
Sobrenomes italianos comuns no Brasil

Rossi
Segundo Marcello Bhering, genealogista da Cidadania4u, empresa que auxilia pessoas a obter cidadania italiana, a palavra “Rossi”, grafada originalmente como “rosso”, significa “vermelho”.
O sobrenome surgiu em diversas regiões da Itália e tem diversas variantes, como Roscii, Russo e Rubeus.
Ferrari
Significando “ferreiro”, o sobrenome costuma ser muitas vezes associado à marca de carros. Quem levava esse nome, na Itália, costumava ser um artesão, que trabalhava com ferro. O surgimento dele se deu no início da idade média.

Mello/ Melo
Com algumas variações, como Merlo, vem do latim “merulu” e se refere a uma ave bastante comum na Europa, conhecida pela sua pelagem negra e bico alaranjado. Em outras regiões da Itália, o sobrenome surgiu associado ao mel.
Russo
Pode estar associado ao sobrenome Rossi. Essa variação costumava ser mais frequente em locais como Calábria e Sicília.

Casagrande
É um sobrenome que vem dos grandes proprietários de terras e residências. Existiam famílias Casagrande na lista da nobreza italiana, assim como no grupo dos agraciados pela bravura em batalha.
Basso
De origem muito antiga (antes mesmo de 1 d.C.), é encontrado principalmente na Lombardia e em Emiglia Romana. O nome vem de “bassus”, que significa “aquele de baixa estatura”.

Fontana
Também encontrado na Itália como Fontaine, costuma ser associado a fontes de água. No brasão da família é possível ver pássaros bebendo água direto de nascentes.
Martinelli
É um sobrenome que deriva de Marte, o deus romano da guerra e da fertilidade. Outra versão desse sobrenome pode ser Martinus ou Martini.

Bueno
Surgindo na Idade Média, aqueles que tinham esse nome eram sempre associados à forma que agiam, sendo normalmente pessoas bondosas e gentis. A denominação, com o tempo, passou a ser um sobrenome de família.
Sartor
O sobrenome e suas variantes Sartori, Sartoro ou Sartore costuma vir a ser associado ao povo que desceu da Jutlândia (península dinamarquesa), antes da era cristã. Os registros mais antigos dessa família são encontrados na Itália, mas se espalham por toda a Europa.

Trevisan
Os Trevisan costumavam ser habitantes de Treviso, em Veneza. O sobrenome adjetivava aqueles que moravam no local. A região mais comum para encontrar esse sobrenome era, de fato, Treviso.
Barbieri
Bastante comum em todas as regiões da Itália, o sobrenome possui variantes como Barberio, Barberaz, De Barbieri, Barbere, etc. e é proveniente do latim barba.
Normalmente, era o sobrenome originário do apelido de quem exercia a profissão de cortar cabelo, barba, bigode. Antigamente, o “barbiere” também realizava pequenas cirurgias como incisões e sangrias.

Sobrenomes: fatos que você não conhecia
- Estudo mostra quais sobrenomes ganham mais dinheiro
- Por que ninguém tem sobrenome na família real (mas podem escolher um)
- Site mostra onde seu sobrenome é mais popular e qual é a origem dele