Base com protetor solar ou protetor com cor de base? Quais são as diferenças e qual é melhor?

Eles são tão parecidos que podem facilmente ser confundidos, mas há muita diferença entre a base com protetor solar e o protetor solar com coloração de base. A principal delas remete à capacidade desses produtos de oferecer proteção solar e uma boa maquiagem. Mas existem outras. Para escolher a melhor opção para a sua pele,é preciso conhecer a fundo esses facilitadores da rotina de beleza.  Por isso, aproveite a galeria para conhecer cada um dos dois e ver qual deles atende melhor a sua necessidade.

Leia também

Primer e BBcream: vale a pena investir nestes produtos?

Dermatologista ensina como escolher o filtro solar ideal

Base, pó e blush com hidratante  evitam maquiagem craquelada

Objetivo do produto: A dermatologista Valéria Campos, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que a base é feita com o objetivo principal de fazer uma boa cobertura, a proteção solar não é prioridade. Enquanto que como o filtro solar com cor é feito para proteger, a uniformização da pele fica em segundo plano.


base-protetor-solar-3.jpg

FPS: Além de ser muito baixo (geralmente de 20 ou menos), não dá para ter certeza que o FPS, responsável por proteger contra os raios UVB, indicado na embalagem das bases com protetor solar é real. ‘Essas maquiagens não passam pela mesma fiscalização rigorosa que os protetores solares’, explica Valéria Campos. Para quem prefere a base, a melhor opção é passar um protetor sem cor por baixo dela.


base-protetor-solar-4.jpg

Raios UVA: São os raios UVB que causam as queimaduras solares, mas o fato de você não ter ficado vermelho, não significa que sua pele não sofreu a ação danosa da radiação UV. Os raios UVA não causam queimaduras, mas danificam profundamente a pele e estão envolvidos com envelhecimento e câncer de pele. A proteção contra os raios UVA agora é obrigatória para os protetores solares com e sem cor, mas não para as bases com protetor solar, que costumam ter apenas proteção contra os raios UVB.


base-protetor-solar-5.jpg

Aplicação: De um modo geral, a base costuma ser mais fluida, o que a torna mais fácil de aplicar de maneira uniforme na pele. Mas, segundo Valéria Campos, há filtros com cor de base que são mais leves, fluidos e secos como as bases.


base-protetor-solar-6.jpg

Cobertura: Os protetores solares com cor de base são, geralmente, mais viscosos que as bases e, por isso, fica mais difícil espalhá-los sem que a pele fique manchada. No entanto, Valéria Campos explica que atualmente já existem filtros com cor de base que se adaptam melhor à pele e ficam mais uniformes.


base-protetor-solar-7.jpg

Tonalidades: Há mais opções de bases para as diversas tonalidades de pele, em comparação com os protetores solares. Os protetores solares com coloração exata para pele morena e negra, por exemplo, ainda são raros. A opção nesse caso é escolher o protetor solar com cor adaptável as diferentes tonalidades de pele.