Por que Testemunhas de Jeová são contra aniversários e transfusões de sangue?

Há uma série de curiosidades sobre as Testemunhas de Jeová que poucas pessoas conhecem. Os seguidores dessa religião fazem trabalho de pregação de casa em casa e em locais públicos e também seguem uma série de crenças que os impede, entre outras coisas, de receber transfusões sanguíneas ou comemorar aniversários.

Mas, afinal, no que eles acreditam e por que seguem tantas regras? Nós reunimos aqui as principais respostas para que você possa entender melhor a religião.

No que acreditam as Testemunhas de Jeová?

Denominação cristã com mais de 8 milhões de praticantes em todo o mundo, as Testemunhas de Jeová são conhecidas por adorarem exclusivamente ao Deus apresentado na Bíblia, chamando-o pelo nome de Jeová.

O nome faz referência a um trecho bíblico no qual Jeová pede aos fiéis que sejam suas testemunhas e que preguem suas doutrinas.

De acordo com o site oficial das Testemunhas de Jeová no Brasil, a denominação cristã começou no fim do século 19, com um pequeno grupo de estudantes da Bíblia que vivia perto de Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos

Os estudantes realizavam uma análise sistemática da Bíblia, comparando doutrinas ensinadas pelas igrejas com os ensinamentos do Livro Sagrado. Assim, começaram a publicar suas conclusões em livros, jornais e na revista que hoje é chamada A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová.

Por que Testemunhas de Jeová não comemoram aniversário?

shutterstock

As Testemunhas de Jeová não comemoram aniversários porque acreditam que Deus considera essas celebrações como algo errado.

Na Bíblia não é possível encontrar nenhuma ordem direta que proíba os aniversários, mas, segundo as Testemunhas de Jeová, ela nos ajuda a raciocinar em aspectos desses eventos e a entender o que Deus pensa sobre eles.

Historicamente, a origem da celebração de aniversários é pagã, o que não faria parte dos ensinamentos de Deus. Além disso, os primeiros cristãos não comemoravam aniversários.

As Testemunhas de Jeová procuram ajuda médica?

As Testemunhas de Jeová tomam remédios e aceitam tratamentos médicos.

No entanto, não são aceitos tratamentos médicos que entrem em conflito com os princípios bíblicos, como a prática da transfusão de sangue, uma vez que a Bíblia proíbe o uso de sangue para sustentar a vida.

Por que Testemunhas de Jeová não recebem sangue?

ShutterStock

Segundo as Testemunhas de Jeová, tanto o Velho como o Novo Testamento nos ordenam a nos abster de sangue.

Então, elas evitam tomar sangue por qualquer via não só em obediência a Deus, mas também por respeito a Ele como quem deu a vida.

As passagens bíblicas que sustentariam a crença, segundo a denominação, são: Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29.

Testemunhas de Jeová aceitam transplante de órgãos?

As orientações sobre o transplante de órgãos são um pouco diferentes neste caso.

Segundo as Testemunhas de Jeová, as decisões quanto a transplantes de córnea, de rins, ou de outros tecidos, precisam ser feitas pelas Testemunhas individualmente. Trata-se, portanto, de uma escolha pessoal.

Acreditam em Jesus?

ShutterStock

Sim. As Testemunhas de Jeová acreditam em Jesus como “o caminho, e a verdade, e a vida”. No entanto, a denominação não adora a Jesus e nem acredita que ele é o Deus Todo-Poderoso.

Por que não usam cruz?

Embora sejam cristãs, as Testemunhas de Jeová não usam a cruz na adoração porque, primeiramente, a Bíblia indica que Jesus não morreu numa cruz, mas sim em uma estaca, ou poste.

Além disso, segundo a crença, a Bíblia diz claramente que os cristãos devem “fugir da idolatria”, o que envolve não usar a cruz na adoração.

Testemunhas de Jeová oram para santos?

ShutterStock

Não. As Testemunhas de Jeová seguem a crença de que, segundo a Bíblia, devemos orar somente a Deus, em nome de Jesus.

Ele nunca teria dito aos seus discípulos para orar aos santos, aos anjos ou a qualquer outro além de Deus.

Se orarmos a outros seres, sejam santos ou anjos, estaremos ofendendo a Deus, de acordo com as Testemunhas de Jeová.

Como Testemunhas de Jeová encaram a separação?

A dominação aponta que a Bíblia aconselha que os casados fiquem juntos mesmo em circunstâncias difíceis.

Mas alguns cristãos decidem se separar do marido ou da esposa por causa de situações extremas, por exemplo: quando o marido se recusa a sustentar a família, quando o marido ou a esposa sofre sérias agressões físicas ou quando o marido ou a esposa torna impossível que a outra pessoa sirva a Deus.

As Testemunhas de Jeová acreditam no criacionismo?

O criacionismo é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural.

O conceito não é aceito pelas Testemunhas de Jeová que, apesar de acreditarem que que Deus criou todas as coisas, afirmam que vários conceitos criacionistas entram em conflito com a Bíblia, como a duração dos dias de criação e a idade da Terra, por exemplo.

Tire dúvidas sobre crenças e religiões