Alface: como comprar, conservar e consumir

Geralmente presente em um bom prato de salada, a alface é fonte de sais minerais e vitaminas, especialmente a vitamina A. Juntamente com o tomate, é a hortaliça preferida para as saladas devido ao seu sabor agradável e refrescante. Alguns métodos na hora da escolha e aprender a conservá-la de forma correta, deixarão sua folhinha muito mais saborosa e nutritiva. Aprenda um pouco mais sobre a alface e a coloque todos os dias no prato.

Leia também:
Receita de sopa de alface
Receita simples de tacos com alface
Guia das vitaminas: conheça as mais importantes e saiba como consumir

Como comprar alface?

A alface pode ter a folha lisa ou crespa, com ou sem formação de cabeça. Também existem alfaces com folhas roxas ou folhas bem recortadas. A alface tipo americana possui as folhas mais crocantes e forma cabeça. As folhas devem apresentar aspecto fresco, ou seja, devem ser brilhantes, firmes, sem áreas escuras. Ao escolher, deve-se evitar amassá-la ou quebrar as folhas.
A alface também pode ser comercializada já picada e embalada. É fundamental que esse produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas para garantir a adequada conservação. Evite comprar quando as folhas estiverem murchas, amareladas e com pontos escuros.

Como conservar alface?

A alface, se não conservada adequadamente, estraga rapidamente. Fora da geladeira deve ser mantida com a parte de baixo dentro de uma vasilha com água, ou dentro de saco de plástico aberto, em local bem fresco, por até um dia. Para conservar a alface bem fresquinha, guarde-a na geladeira dentro de um saco plástico bem fechado – assim ela dura até cinco dias. Lave a alface apenas quando for prepará-la, e guarde-a na geladeira sem lavar, senão estraga. As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito do valor nutritivo. Deixe as folhas inteiras ou rasgue-as com as mãos.

Qual é o jeito certo de consumir alface?

Deve-se lavar as folhas uma por uma em água corrente, e depois deixá-las de molho em solução de água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água filtrada) por 30 minutos. Em seguida, as folhas devem ser enxaguadas com água filtrada. Ao contrário do que muitos pensam a água sanitária ou vinagre não retiram os resíduos de agrotóxicos ou de pesticidas, mas eliminam micro-organismos que podem estar nas folhas e que causam doenças.

Dicas:

  • A alface roxa é muito saborosa e é consumida da mesma maneira que a alface verde. A alface americana é mais crocante, e indicada para o preparo de sanduíches por ser mais resistente ao calor do hambúrguer ou do bife.
  • As folhas externas da alface (aquelas de cor verde mais escura) são mais ricas em vitamina A.
  • Você pode aproveitar as folhas de alface que não estão com boa aparência para fazer sopas ou recheios, misturando com outras verduras.
  • Procure colocar o sal na alface um pouco antes da refeição, pois o sal faz com que as folhas murchem rapidamente.
  • O valor energético da alface é baixo, pois seu conteúdo em água representa 96% do seu peso. A alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.
  • Alface crespa possui 11 calorias a cada 100 gramas
  • Nunca congele a alface!

Confira também outros conteúdos CT Editora.