Artesanatos com tricô são baratos e simples de fazer. Apesar de precisar de tempo e dedicação para ficar pronto pode ser vendido pelo dobro do preço que foi confeccionado. Para saber como calcular o preço do artesanato é simples: coloque um valor para o total do tempo empregado e o material gasto.
Veja também
Dicas para fazer crochê e arrasar nos trabalhos
Dicas práticas para vender artesanato
Artesanato com argila: dicas para fazer
Tipos de agulha
Assim como o crochê, o tricô também tem agulhas indicadas para cada trabalho. Conheça as principais e aprenda como usá-las.
Agulha de plástico
Indicado para trabalhos que usem pontos grandes e folgados, é o caso das blusas, por exemplo. Como esse artesanato demanda um tempo maior para ser feito, ela é mais leve de segurar.
Agulhas de alumínio
Para quem está começando e quer treinar com trabalhos mais simples, a dica é usar uma agulha de alumínio, ela é fácil de manusear e serve para fazer todos os artesanatos.
Agulhas de metal
Para quem já tem experiência e quer fazer uma blusa de malha pode apostar em uma agulha de metal. Elas são mais pesadas e indicadas para trabalhos específicos.
Tipos de lã
Existem dois tipos de fio que podem ser combinados com materiais sintéticos para se transformar na lã que conhecemos: o comum e o nobre.
Lã comum
É retirado do pelo da ovelha ou do carneiro. Para que a lã seja considerada “pura” ela deve conter pelo menos 95% do material extraído do animal. Esse fio pode ser usado para a maioria dos trabalhos.
Lã nobre
As lãs nobres são os fios de alpaca e caxemira. É mais caro que a lã comum e pode ser usada junto com outro fio para que o trabalho fique resistente. Uma característica desse material é que ele é quente e macio.
Dica para iniciante
Comece trainando com uma agulha de alumínio e, a princípio, trabalhe com cores claras, isso irá facilitar na hora de identificar os erros e corrigir os trabalhos.
Aprenda como fazer o ponto simples do tricô.