Ikebana é uma técnica japonesa, utilizada para montar lindos arranjos de flores. Para conseguir fazer um vaso nesse estilo, é preciso conhecer algumas das regras que regem a arte. Ao contrário das técnicas ocidentais, que dão prioridade para as pétalas das flores, o ikebana incorpora os galhos, as flores e o próprio vaso no desenho do arranjo.
Leia também:
Como cuidar das plantas no verão
Como cuidar de orquídeas
Dicas para cuidar de Bonsai
Seja na moda, na arquitetura, ou em outras vertentes da arte, os japoneses prezam pela estética minimalista. Esse estilo também é aplicado aos arranjos de Ikebana, que são compostos por linhas retas e poucas cores.
Dicas para montar um Ikebana
O Ikebana tem como base três ramos principais, que representam o homem, a Terra e o céu. Os dois primeiros são denominados ramo primário e ramo secundário, respectivamente, e não podem ter flores, apenas folhas e botões. Já o ramo do céu é a parte ornamental do arranjo, permitindo a presença de flores abertas e coloridas.
Passo a passo de Ikebana
Para fazer um Ikebana você precisará de um vaso, ramos com e sem flores, um kenzan, ou esponja para arranjos, tesoura e água fresca. Comece cortando as bases dos ramos com a tesoura no ângulo de 45 graus. Deixe-os de molho na água para que não ressequem.
Em seguida, coloque o kenzan (peça utilizada para fixar as plantas), ou a esponja para arranjos dentro do vaso e comece a montar o ikebana. Primeiramente, coloque o ramo ornamental no vaso, de modo que fique ligeiramente virado para a esquerda.
Em seguida, prenda o ramo primário, que deve ter, aproximadamente, o dobro do tamanho dos outros dois. Ele deve ser posicionado em frente ao caule ornamental, e precisa estar formando um ângulo de 45 graus com o vaso. Por último, coloque o ramo da Terra na frente dos outros dois. Finalize enfeitando o arranjo com flores e folhagens.
Dicas de decoração com Ikebana
Para decorar com Ikebana, deixe o arranjo exposto em uma mesa de centro, ou aparador. O importante é que ele esteja como destaque na decoração de salas, escritório e até banheiros e lavabos. Ele também pode ser usado como ornamento para o quarto de hóspedes e recepção, para que as visitas sejam sempre bem acolhidas.