Você não sabe como fazer unhas decoradas em casa ou tudo que você tenta se transforma em um verdadeiro desastre? O Bolsa de Mulher realizou um Nail Bar com 50 leitoras e, lá, reunimos várias dicas das manicures para conseguir fazer alguns efeitinhos nas unhas de um jeito mais simples. Descubra os segredos delas na galeria.
Leia também
21 truques para fazer as unhas em casa que vão mudar sua vida
Unhas fracas e quebrando muito? Veja 12 dicas para fortalecê-las
4 truques para passar e remover esmalte vermelho sem manchar

Inglesinha usando a mão – Existem várias formas de fazer unhas inglesinhas (que são como as francesinhas, mas as pontinhas são coloridas ao invés de brancas). Um dos jeitos mais simples de copiar o efeito em casa é usando as mãos.

Para fazer, pinte as unhas da forma como está acostumada. Na hora de fazer a inglesinha, pegue um pouco do esmalte e despeje na palma de uma das mãos ou na ponta de um dos dedos. Com a outra mão, dedo por dedo e usando a pontinha da unha, vá “limpando” a mão com esmalte. Comece pelo canto da unha e vá movimentando o dedo até que o outro canto esteja pintado. A dica é não colocar muito esmalte na palma da mão ou no dedo para evitar que fique muito grosso ou escorra.

Inglesinha com o pincel do esmalte – Você também pode fazer esse efeito usando o próprio pincel do esmalte. Desse jeito é preciso ter bastante controle sobre o seu movimento. Ele deve ser firme e preciso.

Pinte as unhas com a cor que quer por baixo e, quando for partir para a inglesinha, certifique-se de que o pincel do esmalte escolhido está em bom estado – bem lisinho e sem aqueles fiapos que podem estragar todo o trabalho. Molhe o pincel de um jeito que ele não fique carregado demais e nem pingando esmalte. Aplique de uma vez, em uma linha reta. Se você fizer o risco muito devagar, pode acabar borrando.

Degrade por cima da unha pintada – Essa opção faz com que os vãos entre o degrade sejam preenchidos pela cor que você escolher. Mas é preciso ter cuidado porque a unha pode acabar ficando com muitas camadas de esmalte e borrar ou descascar mais fácil.

Para fazer, primeiro pinte as unhas como de costume, usando a cor que escolher como base do trabalho. Depois, tenha em mãos uma esponjinha – que pode ser de cozinha mesmo, desde que seja usada só a parte mais macia dela. Pegue o pincel do esmalte e suje a esponja fazendo um risco mais forte em cima (que será encostado na ponta da sua unha). Com o pincel com pouco esmalte, suje um pouco para baixo da esponja. Aplique sobre sem movimentar a esponja.

Degrade total e mais sutil – Essa técnica permite usar mais de duas cores no degrade e o resultado pode ficar mais natural e com menos camadas de esmalte, o que aumenta a durabilidade das unhas. A diferença é que aqui a unha não é esmaltada antes do degrade, e a forma de pintar com a esponja também muda.

Esteja com as unhas bem limpas, cobertas somente com uma base transparente. Escolha as cores do degrade e a sequencia em que elas ficarão. Aplique um pouco desses esmaltes em uma superfície – pode ser em uma mesa ou pratinho – na sequencia certa, uma cor bem próxima da outra, sem espaços. Sem demorar muito tempo, pressione a esponja sobre os esmaltes e, em seguida, sobre a unha. Tire sem movimentar a esponja para não borrar. Está feito! Depois que secar, aplique uma camada de esmalte com glitter ou somente um extra brilho.

Como deixar o esmalte branco bem branco – Quem nunca sofreu para pintar as unhas dos pés ou das mãos com esmalte branco? É bastante comum a cor ficar com algumas falhas que prejudicam o resultado final. Mas até para isso tem truque! Para deixar o branco lisinho, aplique a primeira camada da cor e espere secar. Depois, passe um esmalte transparente com glitter para cobrir essa primeira mão. Quando secar, Passe novamente o branco. Fica perfeito!