O que a mulher que amamenta deve comer

amamentação é uma prática que traz apenas benefícios para a mulher e para o bebê. As  mães que amamentam têm menos riscos de desenvolver câncer de mama e conseguem recuperar mais facilmente o peso normal no pós-parto, enquanto os bebês crescem fortes e saudáveis.

Leia também:

Como retirar e armazenar o leite materno

Amamentação: benefícios para mamãe e bebê

Cinco dicas de alimentação saudável para crianças

“O  leite materno é o alimento mais importante nos primeiros meses de vida, pois ajuda a reforçar a imunidade contra doenças infecciosas e alérgicas e também a fortalecer os primeiros laços afetivos entre mãe e filho, transmitindo confiança e carinho”, afirma Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde.

A alimentação da mulher durante a amamentação está diretamente relacionada à qualidade do leite, por isso, deve ser variada e rica em nutrientes. Durante este período, cigarro, bebidas alcoólicas, café, chá preto, leite e derivados, alimentos com corante ou light e adoçantes devem ser evitados.

Dieta para amamentar

Linhaça e salmão: estes alimentos são  fontes de ômega 3, nutriente essencial para o desenvolvimento cerebral e cognitivo do bebê.

Frutas vermelhas e roxas: possuem alto teor de antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

P roteínas: as proteínas atuam na formação e regeneração dos tecidos, por isso é fundamental para a mulher neste período. Proteínas magras, como frango e peixe, e de origem vegetal, como soja, feijão e  frutas oleaginosas são boas opção.

Abacate: o  abacate é fonte de gorduras monoinsaturadas  têm importante ação no organismo e melhoram a qualidade do leite. 

Líquidos: a ingestão de água, sucos naturais, água de coco é fundamental para garantir a produção do leite.

Um prato bem colorido garante a saúde da mãe e do bebê. Aposte em  cereais integrais, leguminosas, frutas, verduras e legumes orgânicos.

Dica importante: fique atenta aos sinais dados pelo bebê. Se ele tiver cólicas, retire alguns alimentos do cardápio até perceber o que faz mal à criança.