Uma das principais dúvidas das mulheres na hora de fazer uma prótese de silicone nos seios é relacionada à amamentação. Entretanto, a cirurgiã plástica Dra. Ivanoska Filgueira garante: não há risco ou relação algumas entre os dos fatores. “É impossível afirmar que o silicone é capaz de reduzir ou inibir a produção do leite materno porque o implante não interfere de forma alguma no funcionamento da glândula mamária e, assim, na amamentação”, afirma.
Leia também:
Amamentação: 10 mitos e verdades sobre o tema
Tomar anticoncepcional durante a amamentação faz mal?
Prepare o seio para evitar dores e rachaduras ao amamentar
Além disso, a cirurgiã ressalta que não há possibilidade de o silicone passar para o leite.
“A prótese também não prejudica a qualidade do leite, uma vez que a prótese é isolada por uma cápsula formada pelo próprio organismo”, explica.
Peito com silicone pode cair depois da amamentação?
Outra preocupação recorrente nas mulheres é a possibilidade de as mamas caírem após a amamentação. Segundo a Dra. Ivanoska, o silicone não interfere nessa questão. “O abaixamento das mamas depende de fatores como idade, ganho de peso, textura da pele e até mesmo predisposição genética. Assim, a implantação de silicone não impacta na flacidez das mamas”, comenta.
Pode colocar silicone durante a amamentação?
“O silicone não deve ser implantado durante a amamentação de maneira nenhuma. Além de a mulher estar com o tamanho das mamas alterado, todas as medicações usadas durante a cirurgia podem interferir na qualidade do leite materno e sem passadas para o bebê”, alerta a médica. “Quando a amamentação terminar, desde que não haja mais leite e os seios tenham voltado ao tamanho normal, a prótese pode ser feita”, completa.