Discreta sobre sua vida pessoal, Naomi Watts enfrentou uma jornada confusa com a menopausa precoce. Em entrevista ao Page Six, a atriz de 53 anos revelou que teve muitas dúvidas durante o período chamado de perimenopausa, que para ela, durou oito anos.
Atriz desabafa sobre sintomas da perimenopausa
Naomi Watts confessou em entrevista ao portal Page Six que ficou “chocada” ao descobrir que estava na perimenopausa.
Segundo a atriz, ela não estava preparada para encarar a nova fase e não tinha muitas informações sobre o assunto. “Eu tinha, no fundo da mente, que minha mãe tinha passado cedo (pela menopausa), mas não sabia o que isso significava”.
Naomi disse que quando a menopausa finalmente veio, um de seus principais sintomas era a coceira na pele. “Obviamente, minha pele é muito importante para mim pois trabalho em frente às câmeras. Eu tive múltiplos outros sintomas, mas esse foi o que mais chamou minha atenção”.
Agora, Watts entendeu o processo natural de seu corpo e o recebe com mais leveza e informação. Ela revelou que este é um momento “muito libertador”, onde é possível “fazer escolhas que são autênticas e conectadas inteiramente com você”.
Naomi Watts cria projeto para conscientizar sobre menopausa
A atriz atenta ainda para a falta de diálogo sobre o tema que, assim como foi para ela, também dificulta o trato do assunto para outras mulheres. “As mulheres têm sido forçadas a se silenciar e sentir vergonha. Mas esse é o plano para o corpo desde o começo. Não é uma falha, nem uma doença”.
Para trazer maior conscientização sobre o tema, Watts propôs um projeto que foca em informar as mulheres nessa fase da vida. “Nós (mulheres) enfrentamos muitas coisas e seguimos firmes”. Ainda sem nome, a empreitada tem como principal premissa o empoderamento por meio do acesso a informação sobre saúde feminina.
Naomi anunciou o projeto em seu perfil no Instagram. Na legenda, a atriz se orgulhou da decisão de abrir esse espaço de diálogo: “Envelhecer é um privilégio e um tempo para sentir orgulho (…). Vamos derrubar o estigma e endereçar os segredos e vergonhas que sentimos, ajudando a criar uma base mais saudável para as futuras gerações”. Confira a publicação completa da atriz, em inglês, a seguir.
A perimenopausa, conhecida popularmente como ” pré-menopausa“, é uma fase de transição à menopausa que marca o fim do ciclo reprodutivo no organismo.
Segundo informações da instituição médica Mayo Clinic, a perimenopausa pode acontecer em diferentes idades, geralmente a partir dos 30 ou 40 anos. Entre os sintomas mais comuns, estão irregularidades na menstruação, ondas de calor, secura vaginal e problemas com o sono.