Como saber se o bebê está com frio ou calor? Médica explica e ensina truque

Desvendar o que o recém-nascido sente é uma tarefa difícil que gera dúvidas em muitas mães. Uma das mais comuns é saber se o  bebê está com frio ou com calor. A pediatra Natasha Slhessarenko, do Delboni Medicina Diagnóstica, explica como identificar e não errar, para menos ou para mais, na hora de vestir os bebês.

Leia também:
15 coisas que JAMAIS você deveria fazer ao visitar um bebê recém-nascido
Quando o bebê tem que sentar, engatinhar, ficar em pé e andar? Pediatra conta
7 dicas para evitar que seu filho sofra com acidentes domésticos

Segundo ela, observar as extremidades do corpo é uma boa maneira de saber se o bebê está com frio ou com calor. “Os pés e mãos costumam ficar mais gelados e, às vezes, até roxinhos, quando está muito frio. E, se estiver com calor, a nuca irá ficar suada”, diz. Medir a temperatura corporal com um termômetro também pode ajudar. O normal é que varie entre 36 e 37 graus, mas isso também pode variar de acordo com o clima, a idade e outros fatores.

Por que os bebês sentem mais frio?

Nos primeiros 28 dias de vida, por exemplo, é comum o bebê sentir mais frio ou até mesmo ter hipotermia. “Nessa fase, seu centro regulatório de temperatura ainda não está desenvolvido”, explica. Além disso, nem todos os bebês nascem com o tecido celular subcutâneo, que é uma espécie de “capa de gordura” que o mantém aquecido. “Somente os bebês mais pesados, com 3,5kg, 4kg, têm essa proteção ao nascer. Os que nascem com peso em torno de 2,5kg têm pouco. E os prematuros não têm. Em todos eles, vai se desenvolvendo ao longo da vida, mas é como nos adultos, os mais gordos tendem a sentir mais calor”, afirma.

Bebês sentem muito calor?

Nos dias mais quentes, é comum também que os bebês de até cinco meses tenham um aumento de temperatura corporal, que pode até parecer febre. Mas é, na verdade, um sinal de que estão desidratados. “Ao oferecer o leite materno, que tem quantidades suficientes de nutrientes e água, a temperatura cai. Já os que não mamam no peito precisam tomar água, é importante”, aconselha.

Como vestir o bebê

Uma dica prática na hora de vestir os bebês, é observar como os adultos estão vestidos e, para os pequenos, acrescentar sempre uma peça a mais. “Se você está de biquíni, vista o bebê com uma camiseta. Se você está de manga curta, coloque nele manga comprida. Se está de manga comprida, coloque um casaco, e assim por diante”, ensina.