Entre os anos 1980 e 1990, a TV Cultura passou a ser especialista em programas infantis educativos, como ‘Bambalalão’, ‘Rá-Tim-Bum’ e ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ – os dois primeiros receberam algumas vezes o prêmio APCA de Melhor Infantil, enquanto o último, rendeu shows de suas personagens, revistas, jogos e um longa-metragem. Mas outras pérolas inesquecíveis foram transmitidas durante esses 20 anos da estatal. Relembre algumas delas.
Leia também:
Antes e depois das apresentadoras infantis
Famosas que foram assistentes de palco
Curiosidades sobre 5 programas infantis que você não sabia
Clássicos infantis da TV Cultura

Em 1981, a TV Cultura lança o projeto ‘Curumim’, com o objetivo de oferecer às crianças a oportunidade de participar de atividades educativas especiais para sua faixa etária.

Em 1982, o Bambalalão passa a ser transmitido ao vivo, do Auditório Cultura e é lançado o Circo Bambalalão, gravado em um circo tradicional com alunos de escolas circenses.

‘Catavento’, de 1985, preparava as crianças para a alfabetização. As brincadeiras, canções, bonecos e animações incentivavam a coordenação motora, pronúncia, linguagem corporal, raciocínio lógico, percepção tátil, auditiva e visual.

‘Anos Incríveis’ (1988) é uma série de TV de seis temporadas que conta a história do então adolescente Kevin Arnold, e seus cativantes dilemas da idade. Por ser tão incrível, foi re-exibida durante muitos anos.

‘As Aventuras de Babar’ (1989) é um desenho animado baseado em um livro francês. Conta a história de Babar, um elefante que é coroado rei.

‘Rá-Tim-Bum’: Exibido pela TV Cultura de 1989 até 1992, o programa tinha uma fórmula arrojada, com quadros livres, o que inovou a programação infantil. Ganhou vários prêmios, entre eles a Medalha de Ouro no Festival de Nova York. Os atores veteranos Marcelo Tas, Iara Jamra e Carlos Moreno faziam parte do elenco.

‘Glub Glub’ (1991) é um programa infantil que mostrava dois peixes que viviam grandes aventuras e comentavam os desenhos, contando um pouco da vida no mar. O programa exibia ainda desenhos animados completamente diferentes, reunindo filmes estrangeiros e criativos, além de uma série do cineasta Cao Hambúrguer, produzida especialmente para o programa.

‘Mundo da Lua’ (1991) é uma série de TV que contava as histórias de Lucas Silva e Silva, um garoto com um gravador de voz e muita imaginação.

‘Doug Funny’ (1991) o desenho animado sobre um garoto muito tímido e gente boa, que se apaixona por Paty Maionese.

‘As Aventuras de Tintim’ (1991): um desenho animado sobre as histórias clássicas de um jovem repórter que vive várias aventuras.

‘X-Tudo’ (1992) era inicialmente um programa comandado por um repórter, interpretado pelo ator Gérson de Abreu, que apresentava matérias criativas e divertidas. O Boneco X (criado e manipulado por Fernando Gomes) comandava alguns quadros fixos.

‘O Mundo de Beakman’ (1992) era um programa de TV que ensinava ciência de forma divertida, quase como um caçador de mitos científicos.

‘Confissões de adolescente’ (1994): inspirada na peça homônima de Maria Mariana, com roteiro de Euclides Marinho e direção geral de Daniel Filho, a série foi uma realização da TV Cultura e Dez Produções.

‘Castelo Rá-Tim-Bum’ (1994) contava a história de Nino, um aprendiz de feiticeiro, que tem dificuldade de se relacionar com pessoas normais.

‘O Pequeno Urso’ (1995): um desenho animado sobre um urso que vivia aventuras com seus amigos em uma floresta.

‘Cocoricó’ (1996) é uma série de TV sobre um garoto que brinca com vários animais em um paiol. O programa apresenta o mundo rural às crianças e ainda é é um dos maiores sucessos da emissora.